Comunidade

Álvaro Lima lança livro sobre como vota o brasileiro no exterior

Por: Jehozadak Pereira – O economista maranhense Álvaro Lima é um dos mais destacados brasileiros nos Estados Unidos e desenvolve um importante trabalho comunitário.

Álvaro é diretor de Pesquisa na Boston Planning & Development Agency (BPDA), é também fundador da plataforma Digaai.com, que reúne parte da história da comunidade brasileira em New England. Entre muitos trabalhos importantes, Álvaro Lima lança neste mês de outubro o livro ‘Ausente & Presente – O voto do brasileiro no exterior e a necessidade de uma reforma eleitoral’ – 108 páginas, em parceria com o Instituto Diáspora Brasil. Cerca de quatro milhões de brasileiros moram no exterior e a muitos deles votam para presidente a cada quatro anos.

Porém, este importante eleitorado não tem a devida atenção por parte do governo, por parte dos partidos políticos e tampouco tem representatividade política no parla mento brasileiro. “Este trabalho é uma pesquisa sobre como votam os brasileiros no exterior. A pesquisa levou quase dois anos pois tive que buscar dados dispersos e o trabalho aborda aspectos relacionados às barreiras institucionais que dificultam a participação, a falta de investimento por parte do governo e dos partidos políticos neste eleitorado, e tão ou mais importante, a falta de uma agenda da própria diáspora relativa aos aspectos que nos interessam como emigrantes/ imigrantes, principalmente aqueles que tem menos recursos, são indocumentados, etc”, diz Álvaro. ‘Ausente & Presente’ está disponível gratuitamente no site do Instituto Diáspora Brasil, onde pode ser baixado gratuitamente em PDF.

Além do livro, toda a base de dados com todos os resultados das eleições brasileiras de 1989 a 2018 e mapas que mostram os votos por partidos políticos. “Uma reforma eleitoral é necessária por várias razões que vão desde o sufrágio universal que não pode existir sem o voto de quatro milhões de brasileiros (que moram no exterior), a necessidade da extensão do voto para senador e deputados aos emigrantes brasileiros, além da criação do distrito ZZ como um distrito com representação própria”, continua Álvaro. ‘Ausente & Presente’ traz uma radiografia completa de como se vota o eleitor brasileiro no exterior e é um documento importante baseado em dados, números e estatísticas, além de ser um estudo para a posteridade. “Meu objetivo com este texto é provocar uma conversa sobre estes assuntos de forma a avançarmos politicamente juntos”, finaliza Álvaro Lima.


‘Ausente & Presente’ – O voto do brasileiro no exterior e a necessidade de uma reforma eleitoral Álvaro Lima Instituto Diáspora Brasil Baixe o livro gratuitamente em PDF:https://institutodiasporabrasil.org/2022/10/02/como-votam-os-imigrantes-brasileiros-eleicao-presidencial-brasileira-de-2018

Deixe um comentário

WordPress Ads