Comunidade

Informe-se e viva melhor

Jehozadak Pereira

Volta e meia a comunidade é abalada por boatos que na maioria das vezes não passam do que realmente são – boatos, mas suas conseqüências são por vezes devastadoras principalmente em tempos de intolerância e de polarização política.

O certo é que nunca houve na história da humanidade tanta informação disponível, mas mesmo assim padecemos com a falta dela. Por que? Pelo simples motivo de que a maioria absoluta não sabe ou não tem condições de ter acesso a ela, quando não neglicenciam deliberadamente as informações confiáveis. Muitas pessoas agem deste modo, sem saber o que podem de fato fazer e quais são os seus direitos e sobretudo os seus deveres.

Os americanos sabem de cor todos os seus direitos e não hesitam em transformar em demandas qualquer divergência ou contrariedade, prova disto são as cortes entulhadas de processos e ações as vezes exdrúxulas. Existem uma série de benefícios a disposição de qualquer pessoas que a imensa maioria desconhece ou não tem interesse em obter.

Há de tudo o que se possa pensar em termos de benefícios a imigrantes; escolas que ensinam gratuitamente o inglês, programas assistenciais para portadores de deficiências ou doenças congênitas; auxílios diversos como energia elétrica, gás e óleo no inverno. Em Massachusetts – como em outros estados – há fundações que amparam pacientes com patologias diversas.

Uma destas fundações é o Jimmy Fund que foi fundado em 1948 com o objetivo de assistir, amparar, orientar e dar todo tipo de suporte para portadores de câncer, especialmente crianças. A assistência prestada pelo Jimmy Fund, engloba a família do doente e se estende durante todo o tratamento. Muitas crianças doentes se recuperam e são merecedoras de atenção da fundação por muito tempo depois.

Quando o assunto são haveres trabalhistas ainda em Massachusetts, é possível recorrer ao gabinete do Attorney General, que tem a disposição advogados e profissionais para atendimento especializado. Uma outra boa fonte de informações e assistência é o Centro do Trabalhador Imigrante em Allston, uma das mais combativas entidades de defesa do trabalhador imigrante.

Muitas informações não são obtidas com facilidade. O ideal é garimpar pacientemente cada uma delas. Mas como obter ajuda para eventuais necessidades? Veja algumas dicas importantes:

PERGUNTE-SE PRIMEIRO SE VOCÊ REALMENTE PRECISA DE AJUDA

 Certifique-se de que não possa pagar pelo tipo de ajuda que você possa precisar
 Se for caso de doença sua ou de parente próximo, o hospital pode ajudar através do serviço de assistência social
 Se você tem alguma deficiência adquirida ou congênita, saiba que tem direitos. O mesmo aplica-se a seus parentes
 Uma boa fonte de informação são as prefeituras da sua cidade
 Entidades religiosas ou de reconhecida utilidade pública como a Red Cross podem ajudar
 Centros comunitários podem orientar em necessidades específicas
 Em Massachusetts, existem programas assistenciais que fornecem remédios e medicamentos
 Se você testemunhou algum crime e se sente ameaçado saiba que tem direito de entrar no programa de proteção a testemunha
 Se você tem fi lhos americanos, eles têm direitos garantidos. Busque se informar sobre cada um deles  Se você tem documentos e situação legal nos EUA, algumas entidades financeiras fazem empréstimos subsidiados para cursos universitários. Você só pagará depois de formado
 Muitas cidades oferecem cursos de inglês gratuitamente e fornecem material didático inclusive
 Não minta nunca. Você pode estar se prejudicando e a outros também.

Deixe um comentário

WordPress Ads