Comunidade Local Novo Normal Religião Saúde

SOS da vida – A disciplina é a base para o sucesso

Por: Eliana Pereira Ignacio  – Olá, meus caros leitores hoje quero iniciar com uma frase de Abílio de Diniz, onde diz: “Se a pessoa, por mais rica e poderosa que seja, não tiver organização e disciplina, acabará fazendo muito pouco por si mesma.” Esta é uma grande verdade pois, onde não há disciplina e organização não haverá o progresso e consequentemente o sucesso.

Parece que estou chovendo no molhado ao dizer isso que todos já sabem, porém não custa relembrar. Eu na minha maneira de agir para ter disciplina nas minhas obrigações, procuro organizar os meus compromissos na agenda um dia antes. O planeja mento é tudo pois evita a gente cair de paraquedas.

E verdade que no decorrer do dia surgem imprevistos, mas você está mais preparado para superá-los e não ficar perdido nas tarefas. A disciplina, é a escada para o sucesso em qualquer situação. Traçar planos e organizar a rotina ajudam a atingir os objetivos.

Ser um profissional exemplar, esforçar-se para ter uma boa forma física, manter uma boa saúde, viver em comunidade, participar ativamente da família, cumprir compromissos sociais, viver um grande amor… Ufa! Qual a fórmula para conseguir realizar esse mix de atividades e ficar satisfeito? Especialistas de diversas áreas preferem não acreditar em padrões moldados, mas uma simples palavra resume tantas exigências ao mesmo tempo de uma forma saudável: disciplina. A disciplina está relacionada à responsabilidade e à organização. O termo pode ser utilizado em diversos aspectos, tanto da vida profissional como do pessoal.

O ser humano aprende desde criança que para conseguir realizar um objetivo com sucesso é preciso respeitar procedimentos. Seja a cobrança da boa nota na escola, seja a entrada numa faculdade ou a conquista de um bom emprego.

Mas é preciso lembrar que para ser uma pessoa disciplinada não é necessário ser um dependente de regras, da rigidez ou da prisão psíquica. Deve-se ter bom senso, saber qual é a dose certa para se organizar, sem se aprisionar a um sistema metódico exagerado e cansativo. Aqueles que não encontram um equilíbrio transformam-se em profissionais aficionados por bens materiais e conquistas, mas sem a referência do que é ser feliz. “Quem é muito metódico e determinado, ao alcançar o que deseja sai de perto das pessoas queridas, pois quer esquecer a qualquer custo o passado sem as conquistas recentes”, afirma Roberto Shinya shiki, médico psiquiatra, conferencista e empresário.

A dose certa para se disciplinar é integrar três fatores: coragem, persistência e relevância. Um bom exemplo é quando uma pessoa deseja emagrecer, inicia uma dieta e não desiste até atingir o seu ideal.

É preciso ter um objetivo e colocar toda a sua energia, isso é disciplina. Uma sugestão para tentar sanar o problema da indisciplina, deve fazer uma reflexão e entender o que está acontecendo ao seu redor, quais são suas falhas para depois tomar uma atitude.

Se o indivíduo está certo de que tem dificuldade em se organizar, o primeiro passo é tentar se adaptar às regras do meio em que vive e praticar um exercício que possa trazer muitos benefícios, isto é, elaborar uma lista de atividades diárias. Se criado o hábito de relacionar todas as atividades, a pessoa transforma a rotina num método para se organizar. “Trata-se de um processo de aprendizado, pois a organização externa auxilia no processo de organização interna”, aconselha. Sugestões práticas para uma vida organizada

  • Planeje sempre suas atividades na agenda e tente seguir fielmente.
  • Descubra maneiras de criar ordem e disciplina em sua mente: gerencie suas emoções.
  • Administre melhor o seu tempo, reconhecendo as prioridades no seu dia-a-dia.
  • Organize sua vida financeira. Tente manter-se dentro do seu orçamento.
  • Avalie seus rituais diários e perceba a qualidade de atenção que você tem dedicado a cada um deles.
  • Busque o caminho mais simples e prático de chegar à sua meta. Evite complicações desnecessárias.
  • Ponha em prática aquele sonho. Se for a construção da casa, comece comprando a fechadura; dê o primeiro passo.
  • Seja um exemplo vivo de liderança que segue a voz e a sabedoria do coração.
  • Assuma totalmente a responsabilidade pela sua vida e entenda que só você pode decidir qual o melhor caminho a seguir.

Não desista diante da primeira dificuldade. Acalme-se, respire, continue. Se precisar, tenha humildade e peça ajuda. Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.

1 Coríntios 11:32 – NVI – Até a próxima semana!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads