Local

SOS da vida – A vida aqui e agora

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá, meus caros leitores hoje, quero começar com uma frase de Fernando Pessoa, onde ele diz: “O homem é do tamanho do seu sonho”. A partir desta frase, quero afirmar que os sonhos se realizam somente no presente, não no passado ou no futuro. Mas um fato interessante e, ao mesmo tempo, triste é que a maioria das pessoas vive acorrentada ao passado, alimentando ilusões e projetando uma perspectiva de vida distorcida e insegura em relação ao futuro, esquecendo-se de viver o presente.

O passado, como o próprio nome diz, já passou e não pode mais voltar. Pensar no que não pode mais voltar nos faz experimentar um sentimento de frustração, o que é prejudicial ao presente e, consequentemente, ao futuro.

O que podemos aproveitar do passado são as lições, os ensinamentos, as experiências e as boas lembranças. De acordo com pesquisas, pode-se afi rmar que cerca de 70% da humanidade passa o tempo vivendo do passado, com sentimento de culpa ou nostalgia. E cerca de 25% da humanidade passa o tempo vivendo no futuro, ou seja, um ano à frente, uma hora à frente, até um minuto à frente, em algum lugar que não está sob seu controle, ou pelo menos ainda não está.

O futuro não nos pertence, ele pertence à prospecção. Imaginar e projetar o futuro gera dois tipos de sentimentos: o primeiro é o sentimento de ansiedade e medo do futuro. Pessoas ansiosas vivem dizendo: “E se…”, “eu não sou capaz”, “eu não vou conseguir”. O segundo sentimento, que pode tornar-se grave, é o devaneio, isto é, sonhar acordado.

Se considerarmos os dados dessas pesquisas como verdadeiros, conclui-se que apenas 5% da humanidade vive no presente. Como somente vive verdadeiramente quem vive o presente, poucos aproveitam para buscar e realizar seus sonhos. Quem não o faz está apenas passando pela vida sem desfrutá-la. Estamos vivendo uma realidade onde é necessário aprender com o sábio Salomão, que disse: “Tudo a seu tempo certo, para tudo há um momento”. Não é necessário atropelar as coisas.

Há tempo para plantar, tempo para colher o que foi plantado, tempo para chorar, tempo para sorrir, tempo para esperar, planejar e também para executar. Mas o “hoje” é o dia especial porque é o único dia em que po demos viver e no qual podemos fazer toda a diferença. É neste dia que podemos intervir, decidir, alterar, transformar, crescer, mudar e, enfim, tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Quem inicia a semana na esperança de que a sexta-feira esteja próxima, retorna das férias aguardando as próximas férias, inicia o trabalho pensando na aposentadoria ou inicia o seu dia aguar dando o final do expediente, nunca chega a lugar algum porque está sempre saindo.
Sai de casa para o trabalho. Sai do trabalho para casa. Sai do fi nal de semana. Sai do feriado. Sai das férias. Sai, sempre sai, nunca chega. Portanto, é importante que cada um de nós aprenda a viver no presente e a aproveitar o momento atual.

Devemos aprender a aceitar a realidade como ela é, ao invés de tentar moldá-la de acordo com nossas expectativas. Isso não significa que não devamos sonhar e ter metas para o futuro, mas sim que devemos estar presentes no agora e fazer o melhor com o que temos. Viver no presente também significa estar consciente de nossas ações e escolhas, e tomar decisões que nos levem na direção que desejamos seguir. Não devemos deixar que o medo ou a preocupação com o futuro nos impeçam de agir no presente.

Em resumo, devemos aprender a valorizar e aproveitar cada momento da vida, pois é somente no presente que podemos fazer a diferença e realizar nossos sonhos. Como disse Mahatma Gandhi: “O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente”. Então, que tal começar a viver no presente e fazer a diferença hoje mesmo? Aprender a viver o presente é fundamental para a nossa felicidade e realização.

Não é uma tarefa fácil, mas é possível. Podemos começar praticando a atenção plena, que é a capacidade de estar presente no momento atual, com uma mente aberta e consciente, sem julgamentos ou distrações. Podemos também buscar ativida des que nos façam sentir mais presentes e vivos, como a prática de exercícios físicos, meditação, arte, música, entre outras. Além disso, é importante lembrar que viver o presente não significa ignorar o passado ou não planejar o futuro.

É natural e saudável refletir sobre o passado para aprender com nossas experiências e traçar planos para o futuro. No entanto, não podemos nos prender a esses momentos e deixar de aproveitar o presente. Para finalizar, convido vocês, caros leitores, a praticarem a arte de viver o presente. Não se apegue ao passado nem se preocupe demasiadamente com o futuro. Valorize o momento atual e faça dele um momento especial. Afinal, como já disse o grande escritor Paulo Coelho, “o presente é o único momento que temos para mudar o passado e construir o futuro”

O presente do homem alarga-lhe o caminho e leva-o à presença dos grandes.

Provérbios 18:16 Até a próxima semana.


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jornaldossportsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads