Comunidade Local Saúde

SOS da Vida – O pensamento humano

Por: Eliana Pereira Ignacio – Olá meus caros leitores, hoje início perguntando: Pensamento positivo e mente positiva são a mesma coisa?
Será que podemos afirmar que uma pessoa que tem pensamentos positivos tem uma mente positiva?

Vejamos: O pensamento humano é complexo e é analisado em diferentes disciplinas: na neurociência, na filosofia e na psicologia. No entanto, há um acordo geral sobre duas variáveis ou tendências possíveis: um pensamento negativo e outro positivo. Logicamente, o segundo é desejável enquanto o primeiro tem um ingrediente destrutivo.

A partir das diversas disciplinas, entende-se o pensamento positivo como uma estratégia para melhorar a qualidade de vida e para que as pessoas se sintam satisfeitos consigo mesma. Existe um acordo sobre os benefícios desta direção de pensamento, pois demonstra que é benéfica para o equilíbrio mental e para a saúde num sentido global. Toda ação é precedida por um pensamento que inspira essa ação, que pode vir acompanhada pela motivação. Com a motivação o pensamento torna-se grande capaz de visualizar a vitória, a capacidade de reagir, enfrentar, sonhar enfim o ser motivado torna-se forte criativo, mas ao não pensar devidamente, perde-se a motivação para agir.

Eventualmente cai-se no pessimismo e miserabilismo, e isto leva a pensar ainda menos. E assim sucessiva mente. Uma espiral descendente de negatividade e passividade, alimenta-se dela mesma como uma sanguessuga. Grande parte da humanidade passa o tempo de vigília em automático, como se estivesse adormecido, em um sonho que se desenrola sem a consciência.

Mais um dia fazendo as mesmas coisas da mesma forma, com o mesmo ritmo, criticando a si próprio e aos outros, usando as mesmas frases, como se tivesse decorado o guia de uma peça de teatro e a fosse recitando, dia após dia. Em suma, pensar positivo não se resume de forma alguma apenas a afirmações positivas ou de capacidade. Estas podem formar a base da intenção daquilo que se quer e pretende que aconteça. Mas, provavelmente a estratégia que mais conta, é a estruturação de um encadeamento de ações que suportadas pelas afirmações irão expressar as forças, valores, objetivos e crenças adaptativas da pessoa ou grupo de pessoas.

As pessoas que pensam de forma positiva, otimista e capacitadora, escolhem fazer um uso diferente da imaginação humana. A imaginação que cada um ser possui deveria ser usada, não para fugir à realidade, mas para criá-la.
Mente Positiva, traz com ela o acreditar, sentir e ter pensamentos positivos. Nada mais é do que usar a Lei de Atração para atrair o que se deseja: amor, prosperidade, viagens, saúde, alegria, sorte e outros tantos sonhos e metas; pois ela acredita, sente e alimenta pensamentos positivos.

É com uma mente positiva que se atrai boas energias, viver em ambientes mais positivos é começar a ter oportunidades para concretizar metas e sonhos. A energia é a mesma, ela pode gerar positivismo ou negativismo. A Energia Universal ou Vital é uma fonte inesgotável que só gera Energia Pura para quem deseja atrair para sua vida, através do poder da mente. O que faz a energia ser boa ou ruim na vida de uma pessoa é o pensamento dela. Em outras palavras, você atrai energia sempre. A forma como está energia se manifestará em sua vida dependerá de sua forma de pensar e da motivação.

O ser humano tem o poder de traçar o próprio destino, para isso Deus lhe deu o livre arbítrio. Cada um é o dono do seu destino. É você que tem o domínio sobre sua situação. Portanto, ninguém pode impedi-lo de traçar seu próprio destino pelo poder do pensamento. Seu destino e sua situação evoluem de modo condizente com seus pensamentos. Pensar positivamente é o primeiro passo de uma longa jornada para você ser mais feliz e alcançar sua positividade. Não há milagres.

Há a necessidade de mudanças de hábitos e pensamentos para começar uma vida nova. Concluindo, é possível afirmar que pensamentos positivos são para uma mente positiva, isto é; a mente “É” e já está pronta a acreditar, sentir e receber pensamentos positivos enquanto o pensamento está em formação na dependência da motivação.

Então se quer ter ou resgatar uma mente positiva comece mudando sua programação mental negativa ou estagnada e que não pensa positivamente. Você notará que começará a atrair novas oportunidades e pessoas mais positivas em sua vida. Comece a mudar sua essência e pensamento para o lado mais positivo.

Você pode reclamar, mas depois procure saídas com uma ótica mais positiva. Você poderá ter o que quiser se souber criar o molde de seus próprios pensamentos. O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia sim, e no outro dia também, ou seja, água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12.2 Até a próxima semana!!


Eliana Pereira Ignacio é psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada em Dependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualificações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads