EUA Local

Consulado de Boston tem novo Cônsul: “Estou aqui para servir”, diz Embaixador Santiago

Da Redação – O Cônsul-Geral é um diplomata do governo brasileiro que é enviado para representar o seu país em uma cidade estrangeira ou região. Uma de suas principais funções é assegurar os interesses econômicos, e culturais do seu país no exterior, fornecer assistência consular aos brasileiros que vivem ou visitam a região.
O Cônsul-Geral tem diversas atribuições, incluindo emissão de vistos, passaportes, procurações, auxiliar em questões legais, prestar assistência a cidadãos em emergências e facilitação de meios para o incremento das realções comerciais bilaterais.

É com esta visão que o Embaixador Santiago Irazabal Mourão assume o Consulado-Geral do Brasil em Boston, Massachusetts. Ele, que é um diplomata de carreira há mais de 40 anos no Itamaraty, já serviu ao Brasil em diversos postos, inclusive atuou em dois postos nos Estados Unidos. Também serviu no Irã por três anos como Embaixador e trabalhou no Paraguai.

Mas grande parte de sua carreira atuou em Brasília. Antes de assumir o Consulado de Boston, Santiago estava servindo como Embaixador do Brasil junto à Unesco, onde foi eleito entre representantes de 198 países, por unanimidade, como Presidente da Conferência Geral desta entidade. Esta posição ele ocupará até o final do ano. “Ter sido eleito para presidente desta conferência mostra a importância do Brasil para o mundo”, afirmou.

Santiago recebeu o JS News para um bate-papo descontraído e falar sobre suas expectativas à frente do novo cargo. “Eu fi quei muito feliz e animado com o convite, pois sem pre defendi que uma das principais atividades da diplomacia brasileira é atender ao cidadão brasileiro que está fora do Brasil por diversas ra zões”, disse. “E sei que a região da Nova Inglaterra, jurisdição que o consulado atende, possui uma das maiores concentrações de brasileiros fora do Brasil, se não a maior”.

O Consulado de Boston atende, além de Massachusetts, os estados de New Hampshire, Vermont e Maine. Santiago destacou que pretende manter contato direto com autoridades das principais regiões onde os brasileiros vivem e assim garantir que possam exercer o seu direito e se sentir incluído em sua comunidade.

O embaixador já conversou com o Prefeito de Framingham (MA), Charlie Sisitsky, e discutiram vários assuntos. “Ele disse que reconhece a importância da comunidade brasileira para a região e valoriza o quanto os brasileiros têm feito para contribuir para o progresso e desenvolvimento de sua cidade”, explicou Santiago.

O embaixador reafirmou que este é um dos principais objetivos do consulado – garantir que a comunidade brasileira seja reconhecida e valorizada na região onde vive. “Temos um objetivo, que é fazer o melhor pelos nossos cidadãos”, continuou. Além disso, o Embaixador disse que outra função é se aprofundar nas relações comerciais do Brasil e a região onde ele atua. “Temos que mostrar a nossa diversidade cultural, trabalhar para a inclusão do nosso idioma como segunda língua e permitir que a nossa comunidade tenha acesso aos seus direitos”.

Santiago destacou que o Consulado já vem realizando as tarefas citadas e ele pretende continuar o trabalho, buscando sempre aprimorar os serviços e oferecer um melhor atendimento. “Mas para isso, contamos com o apoio da comunidade e da mídia brasileira. São vocês que nos indicarão pontos a dar maior ênfase e divulgarão os nossos trabalhos para mais pessoas”, disse.

O Cônsul-Geral é um diplomata do governo brasileiro que é enviado para representar o seu país em uma cidade estrangeira ou região. Uma de suas principais funções é assegurar os interesses econômicos, e culturais do seu país no exterior, fornecer assistência consular aos brasileiros que vivem ou visitam a região.

O Cônsul-Geral tem diversas atribuições, incluindo emissão de vistos, passaportes, procurações, auxiliar em questões legais, prestar assistência a cidadãos em emergências e facilitação de meios para o incremento das relações comerciais bilaterais.

Carteira de motorista em Massachusetts

Em relação aos desafios, o Embaixador disse que o principal neste momento é preparar os brasileiros para a obtenção da carteira de motorista em Massachusetts. Ele destacou que a aprovação do Work and Family Mobility Act, que concede licença para que todos os imigrantes possam dirigir, é uma conquista de todos. “O papel do Consulado é ajudar a nossa comunidade a estar com a documentação regularizada para não atrasar no processo”, afirmou.

Santiago disse que ainda não recebeu nenhum documento oficial sobre quais documentos serão exigi dos, mas já foi informado por alguns ativistas envolvidos na luta pela aprovação do projeto de que o Passa porte e a Matrícula Consular. “Peço a todos que chequem os seus documentos e se eles estiverem vencidos ou prestes a vencer antes do Junho, procurem renová-los imediatamente”, alertou. “A posse desta carteira de motorista significa uma mudança enorme na vida de um imigrante, inclusive do brasileiro. Ela vai mudar a situação do seu cotidiano em diversas maneiras”, seguiu.

Serviços

O Embaixador disse que o Consulado Brasileiro está de portas abertas para atender a comunidade e para isso o
consulado vem implementando processos que facilitem os serviços e reduzam o tempo de espera no atendimento.
Um dos principais serviços destacados por ele é o e-Consular, um sistema eletrônico desenvolvido pelo Ministério
das Relações Exteriores do Brasil, que permite que brasileiros que estão no exterior solicitem diversos serviços
consulares pela internet, sem a necessidade de deslocamento até um consulado brasileiro.

Entre os serviços disponíveis no e-Consular estão a emissão de passaporte, legalização de documentos, registro
de nascimento, entre outros. O sistema visa facilitar o acesso dos brasileiros que vivem no exterior aos serviços
consulares, reduzindo custos e agilizando o processo de solicitação e emissão dos documentos.

“Sei que no começo muitas pessoas tiveram dificuldades, devido a não entenderem muito sobre navegação
na internet, mas com o passar do tempo, todos estão aprendendo e perceberam o quão melhor é este sistema”,
explicou o Embaixador. “Isso facilitou muito a vida de todos, pois agora você não precisa enfrentar grandes fi las e
perder um dia de trabalho. Basta fazer o agendamento, enviar o que é solicitado e pronto… só ir ao Consulado no
dia marcado pegar o seu documento”, explicou.

Ao final da entrevista, o Embaixador agradeceu a oportunidade de estar mais perto da comunidade brasileira e
criar uma conexão ainda maior. “Sinto-me feliz em poder servir este povo que é trabalhador, luta pelos seus sonhos
e está aqui em busca de uma vida melhor”, finalizou

Deixe um comentário

WordPress Ads