Local

Crônicas do dia a dia – As mães não deveriam morrer

Edel Holz  – Hoje seria o dia dos anos de mamãe. Aniversário de nascimento:23 de março de 1929, em Passos, MG. Nasceu Emerenciana, filha de Francisca (Dona Chicota) e Seu Juca, irmã de Zequinha, que mais tarde virou doutor e desde criança pra família e amigos ela era a Netinha. Se casou com Gustavo e teve três filho: Gustavo José, Douglas José e Maria Edelweiss (euzinha).

De pele muito alva, estatura baixa, cabelos lisos e um semblante de paz, mamãe conquistava todos que passavam por ela. Adorava gastar, tinha muito bom gosto, era à frente de seu tempo e ajudava todos que precisavam: uma mão dá e a outra nem vê.

Era engraçada, dona de tiradas geniais. Quando fui morar no Rio, me mandava festas de aniversário por Sedex. Bolo, empadas, olhos de sogra… virava tudo uma paçoca! Ela ia me visitar e mesmo depois de 13 horas Passos-Rio exaustivas, sua maquiagem estava intacta e ela dizia: Fiquei bonita pra você!

Suas festanças tinham vatapá, acarajé, feijoada, manjar branco com ameixas pretas e o trivial tinha gosto de comida de mãe e banquete de reis. 30 anos sem ela.
Sem assistir o nascimento de netos e bisnetos, sem conhecer Sophia, Clara, Khayan, Lucca e Enrico… sem me dizer palavras positivas pra que eu não desabe nas situações difíceis, sem dar um abraço na gente quando a vida nos passa rasteiras, sem a risada gostosa que sempre terminava com um ”aí aí”… muito difícil foi viver sem você.
Sobrevivemos.

Papai e Irmão tentaram e conseguiram manter os dias especiais do jeitinho que você gostava. Até que eles também se foram… e depois o Gugu…

A saudade só aumenta! Esse ano o Festival de Teatro de Passos irá me homenagear. Jamais parei de fazer teatro. Você teria orgulho de mim. Me casei com um gaúcho e vivo nos States.

Sophia tá moça Doía, Leia, Bruna e Bárbara estão em Passos. Vou encontrá-los no Festival em julho. Essa carta escrevo pra te colocar à par das novidades e pra dizer que te amamos muito.

Obrigado por tudo! Feliz aniversário mamãe! Que no céu tenha festa do jeitinho que vc gostava! E que esteja feliz! Porque pra mim é sempre uma alegria poder me lembrar de você.


SOBRE A COLUNISTA: Edel Holz é a mais premiada e consagrada atriz, roteirista, diretora e produtora teatral brasileira nos Estados Unidos. Inquieta e de mente profícua, Edel tem sempre um projeto cultural engatilhado para oferecer para a comunidade brasileira. Depois de anos de ausência, Edel volta a abrilhantar as páginas de um jornal. Damos boas-vindas à poderosa e de mente efervescente Edel.

Deixe um comentário

WordPress Ads