Mundo Novo Normal

Cruzador russo que afundou no Mar Negro estaria carregando armas nucleares

JSNEWS – O navio de guerra russo Moskva, que afundou no Mar Negro nessa quinta-feira, estaria carregando ogivas nucleares em seu arsenal, o alerta foi feito por especialistas em armamentos através da rede estatal de TV da Ucrânia.
Embora Moscou alegue que o afundamento do Moskva foi causado por uma explosão provocada pelo manuseio incorreto de explosivos a Ucrânia afirma que teria afundando da embarcação em um ataque de mísseis ucranianos R-360 Netuno disparados a partir da costa.

Independentemente das versões, a Rússia sofreu um duro golpe com a perda de sua nau capitania que liderava os esforços navais da Rússia no Mar Negro durante o conflito com a Ucrânia que já se aproxima do segundo mês.

Vários especialistas ucranianos consideram a possibilidade de que o Moskvam, um cruzador moderno   de 12.500 toneladas, o maior navio de guerra russo a ser afundado em serviço ativo desde a Segunda Guerra Mundial, ter capacidade para portar armas nucleares em seu arsenal .

Mykhailo Samus, vice-diretor do Centro de Estudos do Exército, Conversão e Desarmamento, com sede em Lyiv, na Ucrânia, disse ao East2West News, que o Moskva estaria carregando duas ogivas nucleares. No entanto, o especialista disse que essas ogivas estariam em um “lugar protegido”.

Em Washington, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse nessa quinta-feira que não pôde verificar as versões sobre os fatos que envolvem o afundamento do navio de guerra russo, mas ressaltou que o naufrágio foi um “grande golpe” contra a frota russa.

Enquanto isso, Andrii Klymenko, editor-chefe do portal BlackSeaNews da Ucrânia, pediu uma investigação internacional urgente sobre se o Moskva estava carregando armas nucleares.

“Especialistas dizem que há duas ogivas nucleares para mísseis de cruzeiro a bordo do Moskva”, disse ele, de acordo com o East2West News. “Onde estão essas ogivas? Onde estavam quando a munição explodiu? Onde está o ponto no mapa, as coordenadas?”, perguntou Klymenko.

A agência de notícias online Defense Express da Ucrânia também citou a possibilidade de que o navio de guerra possa ter afundado com perigosas ogivas nucleares. “O cruzador de mísseis Moskva, que naufragou pós ser atingido por mísseis R-360 Netuno, tem capacidade para portar armas nucleares”, disse em um relatório.

“Os mísseis P-1000 ‘Vulkan’, dos quais o navio carregava 16 unidades. Cada um desses misseis pode ser equipado com uma ogiva nuclear com capacidade de 350 (quiloton) ou um cumulativo convencional de 500 kg de alta explosivo”, disse.

“Essa informação não é segredo, porque este cruzador foi projetado para destruir grupos de ataque de porta-aviões”, disse o comunicado online. “Ou seja, as munições nucleares estão sempre a bordo, ou são carregadas apenas por ordem especial?”, continuou.

A Defense Express acrescentou que as proporções de munições entre armas convencionais e nucleares em navios de guerra russos são confidenciais.

O afundamento do Cruzador russo, causou furor na mídia russa, a apresentadora de TV Olga Skabeyeva disse pelo canal Rossiya 1 que “o que o afundamento intensificou o conflito que pode ser chamado agora de Terceira Guerra Mundial”, acrescentando que “estamos definitivamente lutando contra a infraestrutura da OTAN, se não a própria OTAN e precisamos reconhecer isso”, relatou o tabloide britânico The Sun em sua edição dessa sexta-feira,15.

 

Deixe um comentário

WordPress Ads