Local Mundo

Dezenas de clientes denunciam empresa brasileira de turismo em Massachusetts: “Roubou nossos sonhos”

DA REDAÇÃO (com contribuintes) – Nos últimos dias, as redes sociais e grupos que reúnem brasileiros que vivem em Massachusetts no Facebook foram invadidos por dezenas de clientes insatisfeitos com uma empresa especializada em turismo.

A RC Tour, do empresário Ronaldo Capdevilla, foi acusada de receber o dinheiro destas pessoas e não fornecer o serviço. Além de perderem dinheiro, o grupo perdeu sonhos e planos traçados por meses. Entre os comentários, havia pessoas que gastaram milhares de dólares na esperança de visitar uma região dos Estados Unidos que ainda não conheciam.

Também teve crianças que passaram semanas contando para os vizinhos e amiguinhos sobre a viagem que faria e o que espera desta aventura, mas todos os sonhos foram destruídos pela falta de organização, respeito e compromisso com estes clientes. É desta forma que um grupo criado no WhastApp classifica a ação de Ronaldo. Com um total de mais de 60 membros, todos querem a mesma coisa – serem ressarcidos e encontrar um jeito da empresa.

Após um levantamento de alguns clientes que suposta mente foram prejudicados, o valor ultrapassa $ 45.000. As os membros do grupo acreditam que este valor é muito mais alto, pois nem todas as pessoas que foram enganadas por Ronaldo se manifestaram.
Além de perder dinheiro, os clientes relatam o desgaste emocional e o tratamento rude dispensado por Ronaldo. Uma cliente disse que comprou as suas passagens no mês de agosto do ano passado. A viagem seria agora, dia 20 de fevereiro, para o Hawaii. Ela explicou que foram vendidos 45 pacotes e todos pagaram com muita antecedência, mas na véspera da viagem, conforme ela relatou, Ronaldo entrou em contato para dizer que a viagem foi cancelada. Ele alegou que a culpa não era dele e sim da companhia que ele contratou. “Ele disse que o cancelamento era devi do ao tempo ruim. Mas o que ninguém entende é que ele deixou 35 pessoas para trás e levou 10. Se o tempo estava ruim, era para todos ficarem”, alegou ela.

A mulher também disse que depois que comprou as passagens, várias vezes entrou em contato com Ronaldo, pois queria ter uma certeza e saber as informações do voo. “Mas ele sempre dizia que estava tudo bem e que eu não precisava me preocupar. Em todas as ligações ele dizia que a viagem estava marcada e que eu iria conhecer o Hawaii”, disse.

Após cancelar a viagem que seria no dia 20, Ronaldo disse que remarcou as passagens para o dia seguinte. Até aí, a cliente estava tranquila e acreditava que realmente se tratava de um problema técnico. Mas chegou a segunda-feira, dia 21, e mais uma vez Ronaldo deixou de se comunicar. “Eu fiquei sabendo somente a noite quando outras pessoas começaram a mandar mensagens sobre o cancelamento da viagem e que não haveria mais excursão. Foi um baque muito grande, pois eu planejei essa viagem por meses, pesquisei lugares para visitar quando chegasse lá e deixei toda a minha família esperançosa. Meus familiares não iriam, mas estavam torcendo por mim e me ajudando com o planejamento da viagem”, explicou. “Chorei muito”.

Assim como ela e outras 34 pessoas que estavam programadas para esta excursão relataram os mesmos problemas: falta de informação, atendimento rude, ameaças e Ronaldo colocando outras pessoas para atender ao tele fone. “Quando era para pegar o dinheiro, ele veio na minha casa, foi tratado como um amigo, mas depois desapareceu”, disse o fotógrafo Roberto Assis. Ele explicou que sua ex-esposa e dois filhos também compraram o paco te para a excursão no Hawai. “Depois que ele comunicou o cancelamento, deixou de nos atender”, afirmou.

Todas as pessoas no grupo do WhatsApp se comprometeram em denunciar Ronaldo nos departamentos policiais de suas cidades. Alguns já fizeram a denúncia. Outros denunciaram o caso junto à Procuradoria-geral de Massachusetts.

Eles querem usar todos os canais de denúncia para impedir que Ronaldo continue prejudicando mais pessoas. “Não é questão de dinheiro. São os sonhos que ele destruiu”, disse Roberto.

O Jornal dos Sports conseguiu conversar com Ronaldo, que no momento da conversa estava com um grupo de 10 pessoas no Hawaii. Ele disse que entende a revolta das pessoas, mas afirmou que também é uma vítima nesta história. “Devido a complicação com fornecedores ti vemos alguns pacotes cancelados e eu também fiquei no prejuízo. Todas essas pessoas que se sentiram lesadas, as sim como eu, serão reembolsadas”, disse. “Já entrei em contato com cada uma delas e elas estão cientes de que eu vou devolver o dinheiro”.

Ronaldo disse que entrou em contato com a Mediadora Judicial da cidade Revere e que ela ‘vai estar‘ apoiando os clientes prejudicados e elaborando contratos de pagamento para que todos recebam o seu dinheiro. “Estamos resolvendo o problema. Entendo perfeitamente a frustração das pessoas que não puderam viajar, mas assim que tudo estiver resolvido, vamos notifica-los”, finalizou Ronaldo.

Deixe um comentário

WordPress Ads