Biden Economia

Expectativas de inflação do consumidor dos EUA diminuem novamente, diz Fed de NY

REUTERS – As expectativas de inflação dos consumidores dos Estados Unidos caíram ainda mais em agosto, com os preços da gasolina estendendo sua forte queda em relação ao recorde de junho, um desdobramento que deve ser bem recebido pelas autoridades do Federal Reserve, que estão avaliando o tamanho de um aumento de juros a ser promovido na semana que vem.

Em agosto, os consumidores projetavam a inflação média de 5,75% ao longo dos próximos 12 meses, ante 6,2% em julho, na menor taxa desde outubro de 2021, mostrou pesquisa mensal de expectativas do consumidor do Fed de Nova York nesta segunda-feira.

Eles também previam aumento médio anual de 2,8% nos preços nos próximos três anos —ritmo mais lento desde o fim de 2020–, depois de estimarem inflação de 3,2% para esse horizonte em julho.

Esses resultados podem trazer algum alívio para os membros do banco central dos EUA, os quais temem que a inflação mais alta em 40 anos possa alterar a percepção dos consumidores sobre quão persistentes serão os choques de preços atuais, o que tornaria o trabalho das autoridades de conter a inflação ainda mais difícil.

O Federal Reserve adotou dois aumentos consecutivos de 75 pontos-base nos juros em suas últimas reuniões, e contratos futuros vinculados ao juro básico do Fed preveem um terceiro incremento nessa magnitude em seu encontro da semana que vem, nos dias 20 e 21.

Deixe um comentário

WordPress Ads