Esportes

De Canela – Sport Total

Por: Alfredo Melo
info@jornaldossportsusa.com

Na cidade de Tabuleiro, o novo presidente do Tabuleiro Futebol Club, Dr. Maurilio Sabino, querendo remodelar o clube, visando um bom desempenho no campeonato da Liga de Juíz de Fora e de olho na sua candidatura a deputado estadual, decidiu demitir o treinador Zé da Égua, pois achava o estilo do treinador “muito roceiro” e com certeza não iria ajudar a sua candidatura, junto aos eleitores das cidades maiores da região.

Sem consultar a sua direto ria, duas semanas antes da estreia, Dr. Maurilio, demitiu Zé da Egua e contratou um treinador de Juiz de Fora.

No primeiro treino, na hora da preleção, o treinador falava com muito entusiasmo, sobre esquemas táticos. Ele explicava para o elenco o seu esquema tático, com subidas de laterais, líbero, revezamento, triangulação, marcação alta, oportunização, último terço, jogadas ensaiadas de bola parada e outras coisas mais. Dr. Maurilio, absorvia extasiado as palavras do treinador moderno, enquanto os jogadores, pareciam não entender patavinas, necas de piripitiba, do que falava o entusiasmado “professor“.

O presidente ja sonhava, acordado, com a eleição para deputado estadual, com o apoio do “professor“. Na primeira rodada, jogando em casa, o time perdeu de 2 x 0, deixando a torcida desconfi ada. Dr. Maurilio, desfi lava uma série de desculpas pela derrota. Na segunda rodada, jogando fora de casa, o time de Tabuleiro, tomou uma goleada acachapante de 6 x 1. A torcida e a oposição, no clube, não perdoaram o presidente e passaram a exigir a demissão do treinador “moderno“.

Depois de uma semana conturbada, o Tabuleiro F.C, voltou a campo para a terceira rodada. Dr. Maurilio, esperava que jogando em casa, o time vencesse para por fi m as críticas. Em campo as coisas contiuavam mal-paradas para o time. O primeiro tempo chegava ao fi m com uma derrota parcial por 2 x 0.

Desesperado e sentindo um possível naufrágio de sua candidatura a deputado, Dr. Mau rilio, mandou que chamassem Zé da Egua, que assistia o vexame da arquibancada.

Alí mesmo, no intervalo da partida, Dr. Maurilio, demitiu o treinador moderno e reconduziu Zé da Égua ao cargo. Nesse momento Zé da Egua, comecou a virar o jogo, dando instruções, com seu jeito inconfudivel. “Porra, vocês estão muito mansos, parecendo pardal de igreja. E você Cidinho? Pra capitão do time, você está muito calado. Tem que ser igual cabrito entrando na faca, berrar o tempo todo. Cavalão, você está cansado de saber, que bom zagueiro, tem que jogar igual a pede milho, plantado e não esquecer que atacante inimigo é igual cabeça de prego, tem que levar pancada até sumir da sua frente. O meio de campo está muito embolado, tem que distribuir o jogo igual a rabo de vaca, prum lado e pro outro. No ataque vamos voltar para o segundo tempo, com a tática do tatu com porco, cavando e fuçando o tempo todo. Quando eles estiverem com a bola, recua todo mundo e quando a gente tomar a bola, e a tática enterro de coronel, vai todo mundo”.

Final de jogo, vitória de Tabuleiro por 3 x 2, para a salvação da candidatura de Dr. Maurilio Sabino


Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior

WordPress Ads