Esportes

Sport Total – A ultima década gloriosa

Por: Alfredo Melo
info@jsnewsusa.com

Depois de brilhar nos anos 60, quando conquistou o bicampeonato carioca, 61/62 e 67/68. O bicampeonato da Taça Guanabara 67/68, o Rio – São Paulo em 62,64 e 66 e a Taça Brasil em 1968, o Botafogo ainda teve alguns lampejos, no inicio dos anos 70. Disputou com Atlético- -MG e o São Paulo. O titulo do brasileirão de 1971 e foi vice do brasileirão de 1973. A partir dai foi “as trevas”.

A administrações desastrosas que levaram o clube a vender a sede e o estádio em 1977, para pagar dividas com o INSS, dividas que nenhum clube pagou, e poucos anos depois já estava devendo ao INSS, outra vez a vale do rio doce, compradora do estádio, começou a demolição pelo estádio, deixando o palacete, onde era a sede, para o final.

Uma ação popular conseguiu embargar a obra, antes que a sede fosse derrubada. Sem sede e sem campo, o Botafogo passou a vagar pelo rio de janeiro, como um cigano. Campo em Marechal Hermes, campo em Niterói, campo em Inhaúma. Anos sem títulos e dívidas acumuladas. Em 1988, após 20 anos, sem um mísero título, um Mecenas, o banqueiro do jogo do bicho, Emil Pinheiro, em uma “tenebrosa transação” com o Mecenas do Bangu, o banqueiro do jogo do bicho, Castor de Andrade, contratou Mauro Galvão, Marinho, Paulinho Criciúma e Cláudio Adão, em troca de alguns “pontos do jogo do bicho” no Rio de Janeiro.

Com esses reforços, o time foi bicampeão carioca de 1989/1990. Animado com o bicampeonato, a década de 1990, realmente, foi gloriosa, para o Botafogo. Um novo Mecenas surgiu, Carlos Augusto Montenegro, dono do Ibope e com ele, novas ideias e novas conquistas.

Com o apoio político de dois botafoguenses ferrenhos, o prefeito do Rio Cesar Maia e o governador do estado do Rio de Janeiro, Marcelo Alencar, Montenegro, conseguiu recuperar a sede e a área do estádio, junto a Vale do Rio Doce, em troca de um edifício garage, de cinco andares, no centro do Rio e, a sede do mourisco, onde estava o ginásio de esportes.

Em 1992, o Botafogo, foi vice-campeão brasileiro, em 1993 conquistou a Copa Conmebol (atual Sul-americana), em 1995 conquistou o campeonato brasileiro, em 1996 venceu a copa Nippon, no Japão (campeão brasileiro x campeão japonês), o torneio internacional da Russia (Alayna da Russia, Valencia da Espanha, Auxerre da França) e a prestigiosa taca Teresa Herrera (Ajax, Juventus, e La Coruna).

Em 1997 conquistou o campeonato carioca, em 1998 conquistou o torneio Rio x São Paulo e em 1999 o vice campeonato da Copa do Brasil. Mergulhado em dívidas, que giram em torno de 1 bilhão de reais, o Botafogo, com a colaboração de Montenegro e dos irmãos Moreira Sales, tenta emplacar o Botafogo S/A, com ações, no mercado de capitais.

A cotação atual do dólar favorece aos investidores estrangeiros. Além, da sede e de um moderno campo de treinamento e um shopping, onde era o antigo estádio, o Botafogo terá, em 2021, um gigantesco “CT”, no bairro de Jacarepaguá, financiado por um empréstimo de 30 milhões de reais, dos irmãos Moreira Sales. Aliás, os irmãos, e quem estão administrando as obras, que começam em setembro, a fase de conclusão. Somente a S/A, poderá trazer de volta, glorias, como as da década de 1990. A última década gloriosa, do glorioso.

Sobre o colunista: Bem, até que enfim o Alfredo Melo assume a verdade que nunca quis calar: ele é o Gatinho Cruel, que agora sai de cena para dar lugar ao seu criador. Enorme criatura no sentido literal, na bondade, no caráter e no conhecimento profundo do futebol e das coisas boas da vida, inclusive pratos deliciosos. Ah, tem também a paixão pelo Botafogo cada dia maior

Deixe um comentário

WordPress Ads