EUA

Estados Unidos registra primeiro caso de transmissão do coronavírus

Autoridades de saúde do Estado de Illinois, confirmaram na quinta-feira, 30, em entrevista coletiva um caso de transmissão do coronavírus em solo americano, o primeiro do tipo no país. O paciente contraiu a doença após a mulher dele ter viajado a Wuhan, na China, epicentro do surto da doença.

As autoridades americanas, porém, ressaltaram que o novo caso não representa uma mudança nas recomendações e que não é necessário tomar outras medidas pelo risco geral ser “baixo”, neste momento. O casal que tem a doença está em isolamento, segundo as autoridades, com condição estável.

Comissária do Departamento de Saúde Pública de Chicago, a médica Allison Arwady disse que não é necessário que a população mude comportamentos, no quadro atual. “O paciente foi isolado no dia que desenvolveu sintomas, há dois dias”, informou.

Arwady disse que a mulher que viajou a Wuhan não tinha sintomas, ao chegar aos EUA, mas os desenvolveu dias depois. O homem contraiu a doença por ter tido contato próximo com a mulher no período, explicou a médica. Segundo ela, o paciente viajou no período basicamente de carro, mas a médica informou que há em andamento um monitoramento sobre pessoas que tiveram contato próximo – “dez minutos ou mais e face a face”, em suas palavras – com os dois pacientes.

Diretora do Departamento de Saúde Pública de Illinois, Ngozi Ezike informou na coletiva que há 21 casos suspeitos sob investigação de coronavírus no Estado. Na Itália, Um cruzeiro com 6.000 pessoas a bordo está retido no porto de Civitavecchia, enquanto dois passageiros chineses são testados por suspeita de coronavírus, disse um porta- -voz da empresa Costa Cruzeiros na quinta-feira.

O casal chinês chegou à Itália em 25 de janeiro e, no mesmo dia, embarcou no navio Costa Smeralda, no porto de Savona. Em seguida, os dois passageiros se sentiram mal, apresentando febre e dificuldades respiratórias.

O cruzeiro já havia visitado Marselha, na França, e os portos espanhóis de Barcelona e Palma de Mallorca nesta semana antes de atracar em Civitavecchia, a norte de Roma, na quinta. Ninguém tem permissão para desembarcar do navio enquanto exames médicos são feitos para avaliar se o casal é portador do coronavírus, disse um porta-voz da companhia marítima.

Ele acrescentou que a situação pode demorar “algumas horas” antes de ser esclarecida. Ainda na quinta-feira, alguns países começaram a isolar milhares de cidadãos que deixaram a cidade chinesa de Wuhan, uma medida para impedir a propagação do vírus, que já matou 170 pessoas na China.

Deixe um comentário

WordPress Ads