Biden Mundo Saúde

Estados Unidos vão encerrar declarações de emergência da Covid em 11 de maio

REUTERS – O governo do presidente norte-americano, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira que encerrará as declarações de emergência da Covid-19 em 11 de maio, quase três anos depois que os Estados Unidos impuseram medidas abrangentes para conter a propagação da doença.

A emergência nacional da Covid-19 e a emergência de saúde pública (PHE, na sigla em inglês) foram implementadas em 2020 pelo governo do então presidente Donald Trump. Biden tem prorrogado repetidamente as medidas, previstas para expirar nos próximos meses.

O Gabinete de Orçamento e Gestão (OMB, na sigla em inglês) da Casa Branca disse em um comunicado que as declarações serão estendidas novamente até 11 de maio e depois serão encerradas.

“Essa desaceleração se alinha aos compromissos anteriores do governo de avisar com pelo menos 60 dias de antecedência o término da PHE”, disse o OMB em comunicado.

Em um comunicado separado, o OMB disse que Biden vetará um projeto de lei proposto no Congresso dos Estados Unidos que elimina a obrigatoriedade de vacinação contra a Covid-19 para prestadores de serviços de saúde que trabalham em determinados programas federais.

(Reportagem de Kanishka Singh e Costas Pitas)

Deixe um comentário

WordPress Ads