Home EUA Avião com 211 brasileiros deportados dos EUA pousa em MG; 90 são crianças
EUA - Imigração - 01/28/2022

Avião com 211 brasileiros deportados dos EUA pousa em MG; 90 são crianças

Kariane Costa (Repórter da Rádio Nacional) –
Um voo com 211 brasileiros deportados dos Estados Unidos, entre eles 90 crianças, desembarcou nessa quarta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. Este é o segundo voo de deportados provenientes dos EUA somente este ano.

Em nota, a Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais informou que todas as 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma criança precisou ser encaminhada para abrigos.

Mas, segundo o Tribunal, foram encontrados irregularidades em cinco documentos apresentados. Entre eles, declaração de união estável, certidão de casamento e declarações de paternidade.

Os casos serão enviados para as comarcas onde os crimes foram cometidos.

106 BRASILEIROS DEPORTADOS
A deportação está autorizada no Brasil desde 2019, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) emitiu um parecer permitindo a medida apenas com um atestado de nacionalidade. Em maio do ano passado, 106 brasileiros foram deportados dos EUA.

Foi o primeiro voo de deportação de brasileiros durante o governo Joe Biden, que deu prosseguimento à politica de deportação de imigrantes ilegais no país norte-americano.

O endurecimento da legislação contra os imigrantes ocorreu durante o governo do ex-presidente Donald Trump. Em nota à reportagem, o Itama raty disse que governo brasileiro foi notificado da operação e que a realização de tais voos tem como objetivo reduzir, para os cidadãos brasileiros, o tempo de permanência em centros de detenção nos Esta dos Unidos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o tema é de competência da Polícia Federal, órgão ao qual perguntas específicas sobre o assunto deverão ser encaminhadas pela imprensa

Leia também

Presidente do Peru tenta golpe de Estado e é preso

BBC NEWS BRASIL – Tudo aconteceu depois que Castillo fez o anúncio inesperado –…