Home Comunidade De Fiat Uno do Brasil para o mundo
Comunidade - EUA - Local - 09/30/2022

De Fiat Uno do Brasil para o mundo

Por: Thaís Partamian Victorello @thaisvictorello –
Nascido na cidade de Americana, interior de São Paulo, Luiz Torelli cresceu na cidade de Nova Odes sa (SP), onde residiu até decidir se aventurar pelos Estados Unidos de uma forma um tanto quanto inusitada: viajando de carro, um Fiat Uno 2002, que comprou em 2017. “Comprei esse carro da minha ex-sogra em 2017. Na época ela me vendeu pela metade do preço”, conta Torelli.

Apaixonado por viagens e passando por um momento de depressão e ansiedade, Luiz decidiu viajar para os Estados Unidos de carro, para isso em agosto de 2021 ele decidiu fazer um teste: viajou de carro por dois meses no Brasil, visitando sete estados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. Após adaptar o carro com fogão, cooler e colchão, no início de julho Torelli pegou a estrada e seguiu do Brasil rumo aos Estados Unidos. Chegando pelo estado do Texas, ele já passou por cerca de 10 estados americanos.

Sua aventura está sendo registrada no Instagram no @um.a.uno, onde ele já acumula mais de 300 mil segui dores. Aliás, é através de doações, campanhas de seguidores e a venda de adesivos, que Luiz consegue seguir adiante com os custos de alimentação, além de combustível e manutenção do seu carro, que durante essa aventura, acabou virando também a sua casa. Ao chegar em New York, no dia 13 de setembro ele foi surpreendido com um encontro na Times Square com um seguidor muito especial, o apresentador de TV Celso Portiolli, que estava a passeio pela cidade e fez questão de ir ao encontro de Luiz e dirigir o seu Fiat Uno.

Esta semana Torelli passou por Massachusetts, foi entrevista do pelo podcast Vida de Imigrante, do Tiago Prado, e almoçou no restaurante BR Takeout.

Na quinta-feira (29) Torelli completou 39 anos de idade e seu Fiat Uno 2002 bateu os 247.663 quilômetros rodados. Quando questionado sobre o maior desafio que enfrentou desde o primeiro dia da viagem até aqui, ele foi direto em responder. “O meu maior desafio foi eu mesmo… Saí do Brasil passando por problemas de depressão e ansiedade. Essa aventura tem me feito muito bem”, reflete.

De Massachusetts o viajante brasileiro segue para a Flórida e depois segue para outros estados. Ele só deve retornar para o Brasil no início de janeiro, antes do vencimento de sua permanência legal no país.

Animado com tudo que tem vivenciado na estrada, Luiz já pensa no próximo destino, após retornar ao Brasil para rever ami gos e familiares: ele irá para a Europa a bordo do seu fiel escudeiro, o carro. Em um futuro breve, a aventura Torelli no Fiat Uno, deve virar documentário ou mesmo uma biografia. Aguardem!

Leia também

Brasil perde para Camarões e encara Coreia nas oitavas

Da Redação – A formação reserva do Brasil até finalizou, mas teve raríssimas chances…