Comunidade Culinária EUA Local

Dos Açores para os Estados Unidos: Imigrante portuguesa de Lancaster, Massachusetts, importa a famosa Meloa de Santa Maria

Por: Mara Rubia Sanfilippo – Não basta ser uma meloa, tem que ser a verdadeira, tradicional e conhecidíssima meloa cultivada na Ilha do Sol, Santa Maria, no arquipélago dos Açores, e que é certificada com “Indicação Geográfica Protegida – IGP”, que atesta sua origem, forma de cultivo e qualidade.

Esta fruta tão tradicional e apreciada na culinária dos Açores, e também em Portugal Continental, chegou aos Estados Unidos pelas mãos da empresária Maria Moreira, que, em parceria com o Sr. Ricardo Melo da Cooperativa AgroMarien seCoop, se empenhou no processo criterioso e extenso de controle de qualidade e com total apoio logístico, comercial e contabilístico do Sr. Gustavo Almeida, da Srª Fabia Santos e do Sr. Wilson Sousa respectivamente que em conjunto com World Farmers International e World Farmers Azores tornaram esta exportação possível.

Maria é Diretora da World Farmers, organização sem fins lucrativos, estabelecida aqui nos Estados Unidos em 2010, com o objetivo de ajudar pequenos agricultores no mundo todo e que já importa produtos de outros países que são do gosto de imigrantes locais. “Estamos muito entusiasmados com o sucesso e aceitação da Meloa de Santa Maria aqui nos Esta dos Unidos neste primeiro ano. O transporte da fruta se deu através de voo saindo de Santa Maria até Lisboa e de lá para Boston.

Apesar de um trajeto longo e dispendioso até aqui, conseguimos fazer tudo de forma a manter a qualidade, sabor, textura e aroma desta fruta tão importante cultural mente e vital para a economia dos pequenos produtores e da ilha de Santa Maria, minha terra natal”, disse a empresária.

Deixe um comentário

WordPress Ads