Biden Economia EUA Internacional Local

Economia dos EUA está desacelerando, mas recessão não é inevitável, diz a secretária do Tesouro dos USA , Janet Yellen

REUTERS – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse no domingo que o crescimento econômico dos EUA está desacelerando e reconheceu o risco de uma recessão, mas afirmou que uma retração não é inevitável.

Yellen, falando no programa “Meet the Press” da NBC, disse que números fortes de contratações e de gastos dos consumidores mostraram que a economia dos EUA não está atualmente em recessão.

As contratações nos EUA permaneceram robustas em junho, com 372.000 empregos criados e a taxa de desemprego mantendo-se em 3,6%. Foi o quarto mês consecutivo de abertura de vagas acima de 350.000.

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen – AFP

“Esta não é uma economia que está em recessão”, disse Yellen. “Mas estamos em um período de transição em que o crescimento está desacelerando e isso é necessário e apropriado”.

Ainda assim, dados da semana passada sugeriram que o mercado de trabalho estava enfraquecendo, com os novos pedidos de auxílio-desemprego atingindo seu ponto mais alto em oito meses.

Yellen disse que a inflação “está muito alta” e que as recentes altas de juros pelo Federal Reserve estão ajudando a controlar o aumento dos preços.

Yellen, que já comandou o Fed, espera que o banco central norte-americano possa esfriar a economia o suficiente para baixar os preços sem desencadear uma ampla contração econômica.

“Não estou dizendo que definitivamente evitaremos uma recessão”, disse Yellen. “Mas acho que há uma trajetória que mantém o mercado de trabalho forte e reduz a inflação.”

Deixe um comentário

WordPress Ads