EUA Internacional Local Novo Normal

Furacão Nicole perde força e vira tempestade tropical após tocar o solo na Flórida

AFP – A tempestade tropical Nicole perdeu força depois de tocar o solo nesta quinta-feira (10) no estado da Flórida (sul dos Estados Unidos), onde foram emitidas ordens de evacuação obrigatória em quatro condados.

“Nicole toca o solo na costa leste da Flórida, ao sul de Vero Beach”, afirmou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos em um comunicado curto, divulgado às 3h locais (5h de Brasília).

Depois de tocar o solo, Nicole perdeu força e passou de furacão de categoria 1 para tempestade tropical, informou o NHC em um comunicado divulgado uma hora mais tarde.

Com ventos máximos sustentados de 110 quilômetros por hora, Nicole passou pelas Bahamas a caminho da costa da Flórida.

A tempestade tropical é um fenômeno incomum nesta época do ano e ocorre algumas semanas depois da passagem do furacão Ian, que deixou mais de 100 mortos na Flórida.

As autoridades emitiram um alerta de furacão para a costa leste da Flórida, da cidade de Boca Raton até a fronteira entre os condados de Flagler e Volusia, informou o NHC. Quatro condados da Flórida ativaram ordens de evacuação obrigatórias.

No total, 45 dos 67 condados do estado se encontravam em situação de emergência, afirmou o governador Ron DeSantis.

Nicole avança em direção ao Centro Espacial Kennedy, que fica perto da cidade de Orlando, de onde será lançado o megafoguete SLS, o mais potente da história da Nasa.

Na terça-feira (8), a agência espacial americana anunciou um novo adiamento do envio de sua missão não tripulada à Lua, devido ao furacão Nicole.

A tentativa de lançamento, inicialmente programado para 14 de novembro, agora está prevista para 16 de novembro, anunciou Jim Free, administrador associado da Nasa para desenvolvimento de sistemas de exploração.

Deixe um comentário

WordPress Ads