EUA Saúde Tecnologia

Fumar maconha não torna uma pessoa mais inteligente ou criativa, diz estudo da Universidade de Washington

JSNews – Os usuários regulares da cannabis (maconha) acreditam que o uso dessa droga pode melhorar o humor aumenta a criatividade e a disposição.

Pessoas como Carl Sagan, Steve Jobs e Lady Gaga, dentre outros, disseram que a cannabis os tornou mais perspicazes ou criativos, mas a ciência sugere que o uso de cannabis não é necessariamente uma porta aberta para a criatividade.

“Quase todo mundo [que consome cannabis] acredita que ela os torna mais criativos. E parece que a suposição não é apoiada por dados científicos”, disse Christopher Barnes, professor de comportamento organizacional da Foster School of Business da Universidade de Washington e autor do estudo.

A cannabis melhora o humor de seus usuários, mas não contribui em sua criatividade.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a cannabis aumentaria indiretamente a criatividade, fazendo com que os usuários se sentissem alegres.

Em uma primeira série de experimentos, cerca de 107 usuários leves de cannabis foram convidados a fazer um teste de criatividade padrão dentro de 15 minutos após ficarem ‘chapados’.

Após 12 horas, após os efeitos da cannabis de dissiparem, os pesquisadores pediram a 84 participantes, uma outra tarefa com a mesma complexidade.

Sem surpresa, os participantes que estavam sob a influência da cannabis se sentiram mais joviais, o que os fez pensar que suas ideias eram por isso mais criativas do que quando estavam “de cara limpa”.

A avaliação da resolução dos problemas que envolvia criatividade foi feita por uma terceira equipe de profissionais, que não sabiam quem estava sob a influência da droga e quando avaliaram as respostas, os avaliadores não observaram ganhos na criatividade.

Uma segunda série de experimentos então foi conduzido e mostrou resultados semelhantes em uma tarefa de criatividade aplicada. Nesse estudo, 140 participantes foram convidados a imaginar trabalhar em uma empresa de consultoria contratada para aumentar a receita de um grupo musical local. Eles foram convidados a gerar o maior número possível de ideias criativas em cinco minutos.

Eles foram então convidados a valorizar a criatividade dos outros.

Como nos primeiros experimentos, os participantes sob a influência da cannabis acreditavam que suas próprias ideias eram mais criativas em comparação com outros participantes, porém os avaliadores constataram que essa percepção era falsa.

Curiosamente, estar sob a influência da cannabis também fez com que os usuários pensassem que as ideias dos outros eram mais criativas. “Quando você está sob a influência da cannabis e experimenta jovialidade, você acha que tudo é criativo e legal tudo é ótimo”, disse Barnes.

Deixe um comentário

WordPress Ads