EUA

Furacão Francine causa inundações e cortes de energia na Louisiana

AFP – O furacão Francine se deslocava nesta quarta-feira (11) sobre a Louisiana, no sul dos Estados Unidos, e embora tenha perdido um pouco de força após tocar terra com chuvas e ventos fortes, causou inundações, cortes de energia e alguns danos materiais.

Após seu ingresso em território continental, Francine agora tem ventos de 140 km/h, sendo rebaixado a um furacão de categoria 1, em uma escala de 5. Quando impactou as costas da Louisiana por volta das 22H00 GMT (19h00 de Brasília), perto de Morgan City, seus ventos eram de 155 km/h (categoria 2).

“Marejada ciclônica que ameaça a vida, ventos com força de furacão e fortes chuvas continuam a afetar a Louisiana”, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC) em seu relatório das 00H00 GMT (21h00 de Brasília).

Imagens de emissoras de TV locais e nas redes sociais mostravam chuvas e ventos afetando cidades costeiras de jurisdições territoriais da Louisiana conhecidas como condados, que realizaram evacuações obrigatórias desde terça-feira.

Também foram registradas inundações em algumas ruas, e alertas de possível tornado permanecem ativos para essas jurisdições. Mais de 221 mil clientes estavam sem energia elétrica na Louisiana, segundo o portal de monitoramento poweroutage.us.

Primeiros danos
Nas ruas de Houma, uma cidade ao sudoeste de Nova Orleans, sacos de areia foram colocados nas entradas dos edifícios para evitar a entrada de água. Imagens compartilhadas nas redes sociais pela estação de TV Weather Nation mostraram um imóvel severamente danificado nesta localidade, afetada por ventos fortes.

Em sua conta no X, a rede social que foi banida no Brasil, o meteorologista Matthew Cappucci compartilhou imagens de três barcos à deriva, rio abaixo, na localidade de Dulac, Houma, em meio a chuvas e ventos.

Na paróquia de Jefferson, sua presidente, Cynthia Lee Sheng, explicou em coletiva de imprensa que o sistema de esgoto doméstico ficou saturado devido ao excesso de água produzido pela tempestade.

Francine também representa uma ameaça para a área metropolitana de Nova Orleans, onde os abrigos estavam lotados.

“As condições estão piorando rapidamente na área metropolitana de Nova Orleans à medida que se aproximam os ventos mais fortes e as chuvas mais intensas (…) Abriguem-se no local e mantenham-se afastados das janelas!”, disse a filial do Serviço Meteorológico para a região.

Parte da área que está na trajetória estimada do furacão sofreu o impacto dos devastadores furacões Katrina (2005), Laura (2020) e Ida (2021).

Deixe um comentário

WordPress Ads