EUA Local Novo Normal Saúde

Autoridades de saúde de New Hampshire informa a primeira morte do paciente que contraiu vírus da encefalite equina desde 2014

Da Redação – A primeira morte por infecção com vírus da encefalite equina do Leste (EEEV), transmitida pelo mosquito Culex tarsalisis, foi anunciada pelo Departamento de Saúde do estado americano de New Hampshire.

A pessoa, que não teve a identidade divulgada, residente em Hampstead, chegou a ser internada após sofrer com sintomas ligados ao sistema nervoso central.

A última infecção humana EEEV relatada em New Hampshire foi em 2014, quando foram identificadas três casos de infecções duas delas resultando em mortes.

“Em New Hampshire, os mosquitos transmitem infecções, incluindo o vírus da encefalite equina oriental, o vírus do Nilo Ocidental e o vírus Jamestown Canyon”, disse o epidemiologista do estado de New Hampshire, Dr. Benjamin Chan disse em comunicado. “Acreditamos que há um risco elevado de infecções este ano em toda a Nova Inglaterra dadas as amostras positivas de mosquitos identificadas. O risco continuará no outono até que haja uma geada forte que mate o mosquito [sic]. Todos devem tomar medidas para prevenir picadas de mosquitos quando estão ao ar livre.”

Autoridades de saúde de New Hampshire disseram que o EEEV pode causar sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, dores musculares e dores nas articulações, a pessoa infectada pode desenvolver doenças neurológicas. Aproximadamente um terço dos casos que evoluem para a encefalite por EEEV morrem devido à infecção, e muitas outras sofrem impactos físicos ou mentais ao longo da vida.

Em Massachusetts

Autoridades de saúde do estado de Massachusetts informaram, no último dia 16, que um homem de 80 anos residente em Worcester testou positivo para a doença e permanece sob tratamento médico, esse é o primeiro caso registrado de encefalite equina em um humano desde 2020.
“A encefalite equina é uma doença rara, mas grave, e uma preocupação de saúde pública”, disse Robbie Goldstein, comissário de Saúde Pública de Massachusetts em um comunicado. “Queremos lembrar aos residentes a necessidade de se protegerem contra picadas de mosquitos, especialmente nas áreas do estado onde estamos vendo atividade da doença”.

No ano de 2019, um surto do mesmo vírus na cidade de Massachusetts causou seis mortes entre 12 casos confirmados. Neste ano, quatro cidades do estado estão sob alerta máximo: Oxford, Douglas, Sutton e Webster.

Plymouth fecha espaços públicos
A cidade de Plymouth (a cerca de 64 quilômetros de Boston), em Massachusetts, anunciou o fechamento de parques e praças municipais à noite após um cavalo ser infectado, devido ao risco elevado de uma doença de alta letalidade transmitida por mosquito. 

De acordo com o CDC medidas simples, porem eficazes podem prevenir a infecções transmitidas por picada de mosquitos
  • Uso de repelentes;
  • Uso de mangas compridas e calças quando estiver ao ar livre;
  • Evitar atividades ao ar livre nas primeiras horas da manhã e da noite quando os mosquitos são mais ativos;
  • Evitar o acumulo de água parada para reduzir as populações de mosquitos
  • Uso de telas em portas e janelas bem ajustadas e sem furos.

Deixe um comentário

WordPress Ads