Imigração

Governo Trump continua separando famílias imigrantes na fronteira com o México

Mas não foi porque as separações, de um jeito ou de outro, continuaram. E até o governo impõe um novo programa para deter os fi lhos dos imigrantes e, assim, esvaziar uma onda migratória vinda principalmente da América Central.

Desde meados de 2013, milhares de imigrantes estão fugindo de seus países por causa da violência e da pobreza em busca de asilo nos Estados Unidos. No início da segunda semana de abril o jornal The New York Times, citando fontes da Casa Branca, relatou que Trump pediu alguns meses para restaurar as separações forçadas, medida que foi interrompida por um tribunal federal em San Diego.

A diferença entre o primeiro plano e o segundo é que em 2018 as separações foram forçadas e esse tempo aponta para os pais que deveriam escolher entre dois caminhos na busca por asilo: sozinhos ou com seus fi lhos. Oficialmente, as separações familiares forçadas foram realizadas no âmbito da política de imigração de tolerância zero de Trump, entre 5 de maio e 26 de junho de 2017, afetou um total de 2.654 famílias.

Em janeiro deste ano, no entanto, um documento elaborado pelo Office of Inspector General (OIG) do U.S. Department of Health and Human Services (HHS), questionou o número total de crianças e famílias afetadas pela política de tolerância zero do governo Trump na fronteira. Segundo a pesquisa, o número de crianças forçadas é muito maior do que o reconhecido: o relatório fala de milhares, embora não forneça dados precisos.

Em março, o então secretário do Department of Homeland Security (DHS), Kirstjen Nielsen reconheceu perante um painel da Câmara dos Representantes que as separações começou há vários meses antes das datas oficiais para ‘política de testes. Nesta quinta-feira, 2, o jornal USA Today disse que, do vale do Rio Grande, no Texas, à costa sul da Califórnia, o governo continua separando as famílias imigrantes a taxas que alarmam advogados e defensores de imigrantes, apesar do fato de que uma ordem de um juiz federal emitida em 26 de junho do ano passado que proíbe fazê-lo. É uma política “sistemática”, disse ele.

A juíza federal Dana Sabraw, que preside o tribunal federal do sul da Califórnia em San Diego, ordena que o governo suspenda a separação forçada na fronteira e reúna todas as famílias afetadas. Sabraw fi xou um prazo de até 30 dias para reunir todas as 2.654 famílias separadas pela Patrulha de Fronteira depois de registrar acusações criminais por entrada ilegal de pais imigrantes.

Após o prazo, o governo Governo Trump continua separando famílias imigrantes na fronteira com o México Quando Donald Trump assinou junho do ano passado, uma ordem executiva para impedir a separação forçada das famílias na fronteira, todos pensavam que não havia crianças imigrantes, de um lado e os pais do outro vagando no complexo sistema de imigração dos Estados Unidos pou-se por não cumprir o mandato e solicitou mais tempo.

Mas, sete meses depois, o relatório do inspetor- -geral do HHS avisou que as separações haviam afetado milhares de imigrantes e que o programa havia sido lançado muitos meses antes da data indicada pelo DHS. De acordo com relatórios apresentados ao tribunal em abril, o HHS está preparando um banco de dados que envolve cerca de 47.000 crianças que estavam sob seus cuidados e foram libertadas entre 1 de julho de 2017 e 25 de junho de 2018.

Documentos de uma ação movida por advogados para a American Civil Liberties Union (ACLU) no tribunal liderado por Sabraw revelam que o governo formulou acusações criminais não só os pais que entraram no país por áreas não autorizadas, mas também levou a separações corporais forçadas de menores que, junto com seus pais, entravam através de cabines e degraus autorizados.

EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO, O IMMIGRATION AND CUSTOMS ENFORCEMENT (CBP) DISSE QUE ‘A SEPARAÇÃO DE ADULTOS E CRIANÇAS PODE OCORRER PARA GARANTIR A SEGURANÇA DA CRIANÇA QUANDO OS SEGUINTES FATORES ESTÃO PRESENTES:

 O pai ou guardião apresenta um perigo para a criança;

 O pai tem antecedentes criminais;

 O pai tem uma ordem criminal pendente;

 O pai tem uma doença contagiosa;

 Reivindicação tutela fraudulenta; e

 Contrabando de narcóticos no momento da entrada, ou outra atividade criminosa relacionada à entrada que resulta no adulto ser acusado criminalmente

Deixe um comentário

WordPress Ads