Brasil Internacional

BNDES pode financiar gasoduto argentino, diz Lula

Da Redação – Ao comentar a possível ajuda brasileira para financiar projetos de infraestrutura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a disponibilidade do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para ajudar com projetos como o gasoduto que levará gás da Argentina até outros países, como o Brasil.

“Se há interesse dos empresários e do governo e nós temos um banco de desenvolvimento para isso, quero dizer que vamos criar as condições para fazermos o financiamento que a gente puder fazer para ajudar no gasoduto argentino”, disse Lula durante discurso no país vizinho, onde se reuniu com o presidente argentino Alberto Fernandez.

“Eu tenho certeza que os empresários brasileiros têm interesse no gasoduto e nos fertilizantes que a argentina tem, e no conhecimento cientifico e tecnológico da Argentina”.

Os argentinos buscam o financiamento do BNDES — da ordem de US$ 689 milhões — para o segundo trecho do projeto — que vai ampliar o escoamento das reservas não-convencionais de Vaca Muerta, em Neuquén, próximo à província de Santa Fé.

O gasoduto permitirá, ao país vizinho, substituir as importações de gás da Bolívia e, com isso, abrir espaço para exportar os recursos de Vaca Muerta ao Sul do Brasil.

Deixe um comentário

WordPress Ads