Comunidade Local

Inundações, apagão e dois mortos: Beryl deixa saldo de destruição no Texas

Da Redação – A tempestade tropical Beryl, mesmo rebaixada da categoria de furacão após tocar o solo no Texas, deixou dois mortos, inundações e um rastro de destruição no estado americano nesta segunda-feira (8).

Ao menos duas pessoas morreram nesta segunda, um homem de 53 anos e uma idosa de 74 anos, ambos devido à queda de árvores em suas casas em Houston, a maior cidade do Texas. Contando com o impacto no Caribe, o fenômeno deixou 13 mortos no total.

A passagem do Beryl pelo Texas deixou quase três milhões de domicílios sem luz, segundo autoridades locais. Segundo o vice-governador do Texas, Dan Patrick, pode demorar dias para que a eletricidade seja plenamente restaurada. Centenas de voos também foram cancelados por conta da tempestade tropical no estado.

Primeiro furacão de categoria 5 a atingir o Caribe durante um mês de junho, o Beryl perdeu força e se tornou uma tempestade tropical no final de semana, mas chegou ao Texas como um furacão de categoria 1. O Beryl atingiu a costa central do Texas, perto do condado de Matagorda, por volta das 4h no horário local (6h pelo horário de Brasília) com uma tempestade severa e ventos fortes.

Poucas horas depois, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, em inglês) voltou a classificar o fenômeno como uma tempestade tropical, mas pediram que as pessoas tratem a tempestade “como se fosse um tornado em seu caminho”.

Além do Texas, a tempestade tropical Beryl também atingiu o oeste de Louisiana, com ventos de no mínimo 75 km/h.

“Os ventos do furacão são muito fortes, mais fortes do que esperávamos. Precisamos que você se proteja longe das janelas, em áreas seguras de sua casa”, afirmou Lina Hidalgo, uma das executivas do condado de Harris, que fica na região do Texas atingida pela tempestade.

Na noite desta segunda (8), o Beryl caiu de classificação para depressão tropical, com ventos de 55 km/h, segundo a NHC. No entanto, o fenômeno ainda carrega chuvas que podem produzir inundações e risco de tornados em partes do Texas, da Louisiana e do Arkansas, informou o centro especializado.

Deixe um comentário

WordPress Ads