Biden Economia EUA Mundo Novo Normal

Jay Powell, Presidente do Fed, adverte que recessão nos EUA “não é um resultado pretendido, mas é certamente uma possibilidade”

JSNEWS – Jay Powell disse que uma recessão nos EUA é “uma possibilidade” e alertou que evitar uma recessão agora depende em grande parte de fatores que estão fora do controle do Federal Reserve.

Em depoimento ao comitê bancário do Senado na quarta-feira, o presidente do Fed reconheceu que agora era mais desafiador para o banco central dos EUA eliminar a inflação crescente mantendo um forte mercado de trabalho.

Ele argumentou que os EUA eram suficientemente resistentes para suportar uma política monetária mais dura sem deslizar para uma recessão, mas reconheceu que fatores externos, como a guerra na Ucrânia e a política covid-19 da China, poderiam complicar ainda mais as perspectivas.

“Não é nosso resultado pretendido, mas é certamente uma possibilidade”, disse Powell, respondendo a uma pergunta sobre o risco que os planos do Fed de aumentar as taxas este ano podem levar a uma recessão.

Ele acrescentou que, devido aos “eventos dos últimos meses ao redor do mundo”, era “agora mais difícil” para o Banco Central atingir suas metas de inflação de 2% e um forte mercado de trabalho.

“A questão de saber se somos capazes de realizar isso dependerá, em certa medida, de fatores que não controlamos”, disse ele, em referência ao aumento dos preços das commodities decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia e das cadeias de suprimentos entupidas por causa dos bloqueios da China.

Os legisladores pressionaram Powell várias vezes sobre o fardo imposto pelos recentes movimentos do Fed para combater a inflação, agora em 8,6%, o maior em quatro décadas. O Banco Central dos EUA colocou em prática na semana passada o maior aumento da taxa de juros desde 1994, sinalizando seu apoio ao que está definido como a campanha mais contundente para apertar a política monetária desde a década de 1980.

“Sabe o que é pior do que inflação alta e desemprego baixo? É uma inflação alta e uma recessão com milhões de pessoas fora do mercado de trabalho”, disse Elizabeth Warren, a senadora democrata progressista de Massachusetts. “Espero que você reconsidere isso antes de tirar esta economia de um penhasco.”

Powell disse que haveria riscos consideráveis se o Fed não agisse para restaurar a estabilidade dos preços, com a inflação ficando presente na economia americana por anos.

“Sabemos pela história que isso prejudicará as pessoas que gostaríamos de ajudar, as pessoas de renda mais baixa que sofrem agora com a inflação alta”, disse ele. “Isso vai machucá-los mais do que ninguém. Não podemos falhar nessa tarefa.”

Ao meio-dia dessa quarta-feira, 22, o rendimento do Tesouro dos EUA de dois anos, que se move com expectativas de taxa de juros, caiu 0,1 ponto percentual para 3,06%. Os índices acionários dos EUA subiram mais, com o S&P 500 subindo 0,2%.

As preocupações com uma possível recessão cresceram com dados de inflação piores do que o esperado este mês. Embora Powell tenha afirmado que a economia dos EUA está “muito forte e bem posicionada para lidar com uma política monetária mais apertada”, ele reconheceu que novas surpresas de inflação “poderiam estar reservadas”.

“Portanto, precisaremos ser ágeis na resposta aos dados recebidos e às perspectivas em evolução, e nos esforçaremos para evitar adicionar incerteza no que já é um momento extraordinariamente desafiador e incerto”, disse ele.

Os comerciantes precificaram a taxa de referência dos fundos federais atingindo cerca de 3,6% até o final do ano, um aumento que causou um aumento mais amplo nos custos de empréstimos globalmente. Powell disse na quarta-feira que o aperto das condições financeiras estão tendo seu impacto pretendido e amortecendo a demanda.

Os comentarios de Powell vem em um momento crítico para a Casa Branca, que está enfrentando expectativas crescentes de uma forte desaceleração do crescimento antes das eleições de novembro. Muitos economistas já entraram em recessão até o próximo ano.

“Não há nada inevitável sobre uma recessão”, disse o presidente Joe Biden a repórteres esta semana – uma mensagem também enviada por Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, e Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional.

As autoridades do Fed começaram a preparar os participantes do mercado para pelo menos mais um aumento da taxa de 0,75 ponto percentual na próxima reunião em julho. Powell disse na quarta-feira que o Fed precisa ver “evidências convincentes” de que a inflação está moderada antes de ceder em seu impulso para aumentar as taxas de juros.

Powell disse que as decisões futuras sobre as ações do Fed serão decididas “reunião por reunião”.

Deixe um comentário

WordPress Ads