Home Cultura A origem do Natal
Cultura - Local - Novo Normal - Religião - 12/23/2022

A origem do Natal

Divulgação – O Dia de Natal é um feriado celebrado anualmente em 25 de dezembro, por bilhões de pessoas ao redor do mundo. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Embora tradicional mente seja um dia muito importante para os Cristãos, por ser a celebração do nascimento de Jesus Cristo, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, corais cantando músicas natalinas e a exibição de decorações características dessa época; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas, guirlandas, presépios e etc.

Além disso, o Papai Noel é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças. Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas.

O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo. Ao longo dos anos, esta data foi se tornando o sinônimo de consumismo, sendo o período em que o comércio obtém mais lucro.

O aspecto mais importante no Natal, no entanto, não são os presentes, nem tampouco o luxo das festas natalinas, mas sim relembrarmos o nascimento de Jesus Cristo, o salvador, aproveitando esse momento para sermos gratos pela vida, pelos família res e amigos, pela saúde e trabalho, enfim, por tantos outros motivos.

Este é um período propício à reflexão, período que devemos nos aproximar mais a Deus para nos conhecermos melhor e buscar melhorar o que há dentro de nós.
Devemos celebrar a paz, a saúde, o amor, o perdão, a justiça, a fraternidade, a bondade, o compartilha mento e a empatia.
Devemos deixar o Espírito Santo de Deus falar através do nascimento de Cristo o que realmente esta data deve significar.

O amor de Deus deve ser o maior presente que devemos compartilhar.

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”
(Mt 1.21)

Leia também

Quase mil crianças imigrantes seguem separadas dos pais nos Estados Unidos

AFP – Um total de 998 crianças imigrantes separadas de suas famílias durante o manda…