Local

Carteira de motorista para indocumentados passa pelo Comitê de Transportes

Jehozadak Pereira

Em uma decisão histórica, tomada na quarta-feira, 5, o Comitê de Transportes da Câmara dos Deputados Estaduais de Massachusetts, aprovou o Work and Family Mobility Act, que se prosseguir adiante vai conceder carteira de motorista para imigrantes indocumentados.

A votação deu-se na data limite para que os comitês legislativos votassem os projetos de lei. Com isto, o Work and Family Mobility Act vai ser discutido e votado na Assembleia Legislativa onde pode ser aprovado ou vetado.

Caso a Assembleia Legislativa aprove, o projeto seguirá para o Senado Estadual e em caso de decisão favorável seguirá para a sanção do governador Charlie Baker que já disse que pode vetar a legislação. Cerca de 185 mil pessoas de 25 comunidades serão beneficiadas pela aprovação do ‘Driving Families Forward’.

De acordo com dados e informações da campanha, as comunidades beneficiadas serão as seguintes: 1. Brasil; 2. Índia; 3. El Salvador; 4. Colômbia; 5. República Dominicana; 6. China; 7. Haiti; 8. Guatemala; 9. Cabo Verde; 10. Equador; 11. Rússia e outras comunidades; 12. Gana; 13. Coreia do Sul; 14. México; 15. Jamaica; 16. Vietnam; 17. Uganda; 18. Honduras; 19. Quênia; 20. Reino Unido; 21. Venezuela; 22. Portugal; 23. Albânia; 24. Irlanda e 25. Canadá.

O Work and Family Mobility Act é patrocinado pela senadora Brendan Crighton, de Lynn, a deputada Christine Barber, de Somerville, e a deputada Tricia Farley-Bouvier, de Pittsfield. Nos dias que antecederam a decisão do Comitês de Transportes, ativistas ligados ao Cosecha Massachusetts fi zeram uma greve de fome na State House, em prol da liberação da carteira de motorista pata imigrantes indocumentados.

Embora o Work and Family Mobility Act tenha angariado o apoio de inúmeras entidades, líderes e ativistas comunitários, enfrenta forte oposição de políticos republicanos e dentre outros do xerife do Condado de Bristol Thomas Hodgson, um ardoroso defensor das políticas do presidente Donald Trump contra a imigração ilegal.

No dia 23 de janeiro, o Chefe de Polícia de Chelsea, presidente da Major City Chiefs of Police Association de Massachusetts manifestou publicamente o apoio da entidade ao projeto. Atualmente, 78% dos trabalhadores de Massachusetts precisam dirigir para o trabalho, levar fi lhos à escola e cumprir outros compromissos.

Ao assinar esta petição você estará apoiando a aprovação da lei. Nos Estados Unidos, 15 estados já aprovaram lei semelhante, o que trouxe vários benefícios, desde maior segurança no trânsito ao crescimento econômico, através do aumento das vendas de automóveis e seguros.

Deixe um comentário

WordPress Ads