Local

Proposta da Driver’s License será votada entre setembro e outubro

Mesmo depois de todos os esforços da coalização para que o projeto da Carteira de Motorista – “An Act Relative to Work and Family Mobility” – fosse votado na quarta-feira, 29, a esperança de aprovação teve de ser adiada.

A proposta foi incluída como uma emenda do pacote de leis de Desenvolvimento Econômico, mas devido à forte movimentação anti-imigrante, o senador Brendan Crighton, um dos patrocinadores do projeto junto com as deputadas Patrícia Farley-Bouvier e Christine Barber, optou por retirá-lo da pauta de votação do Senado de Massachusetts.

Dessa forma, como o ano legislativo foi estendido, ainda existe mais uma chance de aprovação, entre setembro e outubro, quando a proposta será apresentada sozinha. A alteração do que estava programado para ocorrer na última quarta-feira, deixou decepcionados os integrantes da coalização Driving Families Forward, que estavam trabalhando dia e noite para angariar apoio à aprovação da emenda.

Foram dias intensos de reuniões, negociações e muita pressão. Segundo Natalicia Tracy, diretora executiva do Centro do Trabalhador Brasileiro (CTB), que também é Co- -presidente da coalizão formada por aproximadamente 240 organizações, o Senador se comprometeu a continuar trabalhando para que a proposta tenha reais chances de aprovação.

Durante a coletiva de imprensa em frente à State House, que reuniu apoiadores com cartazes e gritos de protesto, ela fez um discurso provocativo para chamar ainda mais atenção sobre a importância desta causa: “Há muito tempo defendemos que a ‘Lei de Mobilidade no Trabalho e na Família’ é uma questão de justiça econômica e racial, uma questão de direitos civis para os imigrantes sem status que são, afinal de contas, principalmente pessoas de cor, mas sem liberdade de mobilidade.

Talvez não seja uma surpresa que continuemos ouvindo repetidamente o refrão: ‘Não é a hora certa’… ou: ‘Este não é o melhor momento para fazer isso…’, ou ‘Não é a hora certa e a proposta certa…’. Essas palavras desanimadoras, repetidas vezes, me lembram muitas palavras ditas há pouco tempo pelo falecido congressista John Lewis, um dos nossos grandes heróis da justiça social, alguém que nos inspirou hoje: ‘Para aqueles que disseram: ‘Seja paciente e espere’, dizemos há muito tempo que não podemos ser pacientes.

Nós estamos cansados…. Estamos cansados de ver nosso povo sofrendo e muitos trancados na prisão uma e outra vez. E então você grita: ‘Seja paciente’. Por quanto tempo temos de ser pacientes? Eles estão falando sobre desacelerar e parar. Se não conseguirmos uma legislação significativa, chegará o momento em que não limitaremos nossa marcha à Boston…

Pela força de nossas demandas, nossa determinação e nossos números, dividiremos as partes anti-imigrantes de Massachusetts em mil pedaços e os reuniremos à imagem de Deus e da democracia. Vamos dizer: ‘Desperte Massachusetts! Desperte!’ Pois não podemos parar… não vamos e não podemos ser pacientes! Não podemos esperar!

Se não for agora, quando? Se nós não lutarmos contra inimigos de imigrantes e grupos supremacistas brancos, quem lutará?’”, afirmou Natalicia no seu tocante discurso. A comunidade precisa continuar apoiando a proposta, ligando para os deputados de seus distritos para pedir que eles votem a favor, ou também enviando e-mails e ligando nos gabinetes para exigir que se posicionem. O apoio por meio da internet também continua com o preenchimento do link que envia automaticamente uma carta para o político do seu distrito.

COMO PARTICIPAR

Passo 1: Clique no link https://bit.ly/DrivingMaForward

Passo 2: Preencha os campos: First Name / Last Name / E-mail / Address / City / Cellphone (opcional) e Zip Code

Passo 3: Clique no botão vermelho START WRITING

Passo 4: Na página seguinte, no canto direito, aparecerá seu nome e embaixo a carta pronta em inglês. Role a tela até o final e pressione SEND LETTER. PRONTO: Sua carta será direcionada para os políticos da região do seu Zip Code

Deixe um comentário

WordPress Ads