Local Novo Normal Saúde

SOS da Vida – Técnica de visualização criativa

Por: Eliana Pereira Ignacio Olá, meus caros leitores hoje quero começar trazendo uma frase de um escritor anônimo: “O que você quer alcançar não existirá em sua vida se não existir em sua mente”. Esta frase define a força e a determinação necessária para alcançar os sonhos, os objetivos. Alcançar o que quer não é fácil, é preciso mais do que desejo e boa intenção.

No entanto, o pensamento pode ser um grande aliado para iniciar a jornada até os sonhos se souber usá-lo corretamente. Existe uma que pode ajudar a alcançar as metas pretendidas, estou falando da técnica da visualização criativa. Trata-se de uma técnica cognitiva que usa a imaginação para criar imagens mentais nas quais se projeta as metas que se quer alcançar e, assim, gerar mudanças positivas em suas vidas. Esta técnica combina o poder de visualização, isto é, de ver o que se deseja que aconteça ou alcançar a criatividade, a capacidade de inventar e de ultrapassar os limites.

Segundo os especialistas, o objetivo dessa técnica não é apenas aumentar a autoestima, mas também a auto confiança e, além disso, a possibilidade de proporcionar uma maneira de conseguir a realização daquilo que se quer.
Além disso, ao praticar a técnica da visualização criativa, torna-se possível modificar os pensamentos e as emoções através da imaginação, com o objetivo de alcançar uma sensação de bem-estar individual e social.

A técnica de visualização criativa não é tão simples quanto parece, já que não basta somente imaginar. Além disso, é necessário ter uma mente aberta e superar todas as crenças limitantes que ocasional mente nos enchem de medos e preocupações. Esta técnica não fará com que tudo aconteça como num passe de mágica.

É necessário aplicá-la em conjunto com outros elementos, como esforço, paixão, perseverança e vontade. Acima de tudo, é muito importante acreditar nas possibilidades criadas. Faz se necessário observar uma serie de diretrizes que consiste nesta técnica poderosa.

O primeiro ponto é essencial. Os objetivos devem ser claros e realistas. Ou seja, você precisa saber exatamente o que deseja alcançar e também ter a certeza de que, de alguma forma, poderá alcançá-lo.
Assim, combinando a sua imaginação e o seu bom senso, você conseguirá o que deseja. No entanto, o próximo passo nos permitirá avançar um pouco mais nesta corrida de longa distância. O segundo ponto e a geração de imagens, como é lógico, deve-se ser capazes de imaginar o que se quer alcançar, ou seja, ter que criar em sua mente as situações ou objetivos que se quer alcançar de maneira detalhada e concreta.

A memória e a imaginação são boas aliadas para isso. O terceiro ponto e manter a visualização, para isso faz necessário preservar e sustentar no tempo essas imagens na mente de forma intencional. Por isso, recomenda-se fazê-lo num local calmo, longe de distrações e onde possam ser reproduzidas com clareza. O quarto ponto e revisão de imagens, as imagens criativas geradas devem ser inspecionadas.

Deve cuidar para que sejam fiéis à realidade que se quer alcançar. Portanto, é necessário gerar tanto as emoções quanto os pensamentos que supõem ter naquele momento. E por último transformar as imagens, uma vez que conhecer bem as imagens, é o momento de transformá-las se perceber que elas geram uma certa negatividade ou desconforto. Ou seja, deve trabalhar em suas imagens até que elas lhe tragam satisfação e bem-estar.

Como podemos ver, não basta somente sonhar que seremos campeões de atletismo e pensar nisso todos os dias. Isto é, esta técnica requer algumas recomendações que nos ajudarão a implementá-la efetivamente:

  • Em primeiro lugar, abra a sua mente. Se você não tiver uma mente aberta, esta técnica não será eficaz. Somente com um pensamento criativo você poderá identificar as oportunidades que surgem para atingir seus objetivos.
  • Mantenha uma atitude positiva constante. Tanto o pensamento quanto a palavra podem ajudá-lo a reforçar as imagens mentais, que por sua vez combatem as dúvidas e negatividades que possam surgir.
  • A constância é vital. Nunca deixe de tentar e acreditar em si mesmo; caso contrário, nunca alcançará as metas propostas.

Por fim, é muito importante que você tenha em mente que a visualização criativa é apenas parte da jornada que o levará ao seu objetivo. Com isso queremos dizer que, além de imaginar e recriar o seu sonho, você deve se esforçar e ‘fazer a sua parte’ para que aos poucos tudo se torne uma realidade. Imaginar, pensar, lembrar, não é sufi ciente se você não se esforçar, planejar e agir.

Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem- -nas como sinal nas mãos e prendam-nas na testa.

Deuteronômio 11:18
Até a próxima semana!!!


Eliana Pereira Ignacio é Psicóloga, formada pela PUC – Pontifícia Universidade Católica – com ênfase em Intervenções Psicossociais e Psicoterapêuticas no Campo da Saúde e na Área Jurídica; especializada emDependência Química pela UNIFESP Escola Paulista de Medicina em São Paulo Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas, entre outras qualifi cações. Mora em Massachusetts e dá aula na Dardah University. Para interagir com Eliana envie um e-mail para epignacio_vo@hotmail.com ou info@jsnewsusa.com

Deixe um comentário

WordPress Ads