Economia

Mais da metade dos americanos dizem estar “pior financeiramente hoje do que no ano passado”, informa pesquisa Gallup

Da Redação – Metade dos americanos disseram que estão “pior financeiramente do que no ano passado”, de acordo com uma nova pesquisa Gallup, num momento em que a inflação permanece alta nos Estados Unidos elevando os preços dos itens que compõe a sexta básica dos americanos.

O resultado marca apenas a segunda vez nos quase 50 anos de história da pesquisa que a maioria dos americanos afirmaram que suas finanças se deterioraram em comparação com o ano anterior, a primeira vez que a era da Grande Recessão ocorreu em 2008 e 2009.

A pesquisa também descobriu que apenas 35% dos americanos disseram que suas finanças melhoraram.

A porcentagem de “melhor situação” não é baixa para tempos financeiros difíceis, escreveu Jeffrey M. Jones, do instituto Gallup, em uma postagem no Blog do instituto. Outras vezes, a porcentagem atingiu uma marca próxima a 35%, foi no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, no início dos anos 1990 e durante a Grande Recessão de 2008 e 2009.

Americanos de baixa renda são os mais atingidos
A maioria dos americanos de baixa renda, 61%, disseram que sua situação financeira se deteriorou no ano passado, enquanto menos da metade desse número, 26%, indica que melhorou.

Os americanos de renda média e alta também são mais propensos a dizer que estão em pior situação do que melhor, mas por margens muito mais estreitas do que as observadas entre o grupo de baixa renda.

Politicamente, os republicanos eram mais propensos do que os democratas a relatar estarem pior financeiramente do que estavam no ano passado, com 61% e 37%, respectivamente.

Ainda assim, alguns americanos parecem esperançosos para o próximo ano.

Quando solicitados a prever seu futuro financeiro para os próximos 12 meses, 60% dos entrevistados disseram que esperavam que sua situação melhorasse contra 28% que disseram esperar uma deterioração mais acelerada de suas finanças pessoais.
Entretanto, esses 60% que declararam estarem esperançosos é bem menor do que aqueles que expressaram algum otimismo em relação a mesma sondagem dos últimos anos, de acordo com o Gallup, em 2020, 74% dos entrevistados disseram esperar que sua situação financeira melhorasse.

O Gallup entrevistou mais de 1.100 pessoas em janeiro de 2023 e a pesquisa teria uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.

Deixe um comentário

WordPress Ads