JSNEWS – O último relatório de emprego do Bureau of Labor Statistics (BLS) dos Estados Unidos constatou que o número de trabalhadores em atividades formais subiu para 8 milhões em fevereiro de 2023, bem acima dos 7,5 milhões registrados em fevereiro de 2022 e de acordo com especialistas, esses números indicam que os americanos podem estar trabalhando em dois empregos para fazer frente aos altos custo de vida.
Evan Sohn, presidente-executivo da Recruiter.com, disse ao Yahoo Finance que acredita que o país esteja retornando a uma época em que era costume que as pessoas eram obrigadas a terem dois empregos. “Você tem inflação subindo, você tem custos mais altos e isso levaria as pessoas de baixa renda a ter dois empregos”, disse ele.
Em fevereiro passado, o mercado de trabalho dos EUA criou 311.000 novos empregos, enquanto o desemprego subiu para 3,6%, e a participação que mede o número de pessoas ativas na força de trabalho como porcentagem da população total em idade ativa aumentou ‘levemente’ para 62,5%.
O número total de pessoas que trabalham a tempo parcial (Part Time) foi de quase 22 milhões em fevereiro, cinco vezes os 4,1 milhões de pessoas que trabalham meio período, a tendencia registrada do Bureau of Labor é que há uma tendencia observada nesses últimos meses pelo trabalho em tempo integral, uma procura por dupla jornada de trabalho.
O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, indicou que a taxa de vacância permanece historicamente alta, com 1,9 emprego para cada candidato a emprego.
No entanto, o tipo de trabalho disponível sugere que muitas dessas posições estão em segmentos com salários mais baixos.
Os setores da economia dos USA que mais oferece vagas, cerca de 10,8 milhões de cargos vagos rastreados pelo Bureau of Labor Statistics estão nas áreas de comércio, transporte e serviços públicos, bem como educação e serviços de saúde, lazer e hospitalidade.