Internacional

Mortes pelos terremotos na Turquia e na Síria ultrapassam 11 mil

AFP – O total de mortos pelos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria na segunda-feira ultrapassaram 11 mil, segundo dados oficiais dos dois países. Os acidentes ainda fizeram com que dezenas de milhares de pessoas ficassem feridas.
O total de mortos pelo terremoto na Turquia chegou a 8.574 nesta quarta-feira (08), com autoridades relatando que quase 41 mil feridos. Na Síria, mais de 2.600 pessoas morreram, de acordo com relatórios do governo e de autoridades da defesa civil do noroeste do país, controlado por rebeldes.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou na terça-feira (07) Estado de emergência nas 10 regiões do país que foram afetadas pelos terremotos, ampliando os poderes do governo para lidar com a crise. Erdogan deve visitar as regiões afetadas nesta quarta-feira.

Mais de 10 mil pessoas estão envolvidas nas operações de resgate, porém temperaturas abaixo de zero, fortes nevascas e unidades de infraestruturas avariadas dificultam os trabalhos de salvamento.
Países como EUA, Reino Unido, Índia e China enviaram equipes de resgate à Turquia para ajudar nos esforços de resgate, enquanto entidades locais e internacionais estão fornecendo pessoal e materiais. A ONU anunciou na terça-feira um pacote de US$ 25 milhões para apoiar os esforços de resgate.

Bombeiro que atuou em Brumadinho viaja para Turquia para apoiar resgates após terremotos

A Humus Brasil, associação que atua em comunidades em áreas de risco de desastres relacionados a eventos naturais extremos, enviou para a Turquia uma equipe especializada em busca e salvamento, atendendo ao pedido da ONU.

Equipe viaja para a Turquia para ajudar na crise humanitária após terremoto / Léo Farah (centro)  Reprodução/Instagram

A equipe conta com a participação do bombeiro Léo Farah, que atuou no resgate às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais.

“Quase 24 horas sem dormir, com um único propósito SALVAR. Agradeço a Deus por cuidar da minha família que fica sob sua proteção para que eu seja usado como instrumento da tua vontade. Que ele nos ilumine, que ele nos guarde, que ele nos proteja. Sei que não será fácil, mas com a ajuda de cada um de vocês faremos a diferença”, disse Farah em publicação no Instagram.

De acordo com a Humus Brasil, o grupo enviado é reduzido devido às restrições de voos, acessos e recursos, mas conta com alta eficiência e capacidade em resgates. A previsão de chegada na área mais atingida pelo terremoto é nesta quarta-feira (8).

 

Deixe um comentário

WordPress Ads