Mundo Novo Normal

Negociadores de paz ucranianos mostraram sinais de envenenamento após se encontrarem com russos, informa WSJ

JSNEWS – Três negociadores de paz ucranianos apresentaram  sinais de envenenamento após se encontrarem com seus homólogos russos no início deste mês, incluindo o oligarca russo, Roman Abramovich, dono da equipe de inglesa de futebol Chelsea que articulou o encontro.

Fontes disseram ao The Wall Street Journal(WSJ) que os membros do grupo desenvolveram olhos vermelhos, coceiras constantes e dolorosas, descascamento de pele no rostos e nas mãos logo após a reunião de 3 de março.

O relatório foi corroborado pelo site de jornalismo investigativo Bellingcat, que acrescentou que os sintomas diminuíram ao longo da próxima semana e suas vidas não estão em perigo.

Especialistas em armas químicas disseram a Bellingcat que, com base na provável toxina e dosagem utilizada, o ato tinha como objetivo intimidar as vítimas em vez de causar danos permanentes.

Uma fonte disse ao The Guardian que Abramovich perdeu a visão “por várias horas” e precisou de tratamento na Turquia.

O acampamento de Abramovich disse ao Jornal que não está claro quem pode ter como alvo o grupo.

A BBC também confirmou os relatos, e observou que Abramovich viajou entre Moscou e Kiev para “várias rodadas de conversações” no início do mês.

Os negociadores ucranianos “não estavam dispostos a confirmar o incidente“, disse Rustem Umerov, um membro da equipe ucraniana à Reuters e ressaltou que as pessoas devem ter cuidado com “informações não verificadas”. Outro negociador, Mykhailo Podolyak, disse que “há muita especulação e várias teorias conspiratórias”.

Novas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão programadas para retomar na Turquia esta semana.

Deixe um comentário

WordPress Ads