EUA Imigração

O número de indocumentados detidos na fronteira sul ultrapassa 200.000 desde a expiração da medida Título 42

JSNEWS – De acordo com o departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CPB), o numero de imigrantes que foram flagrados (encontros) enquanto tentavam entrar ilegalmente no pais pela fronteira mexicana após expiração da medida Titulo 42 em 11 de maio deste ano chegou a 204.56 o total de detenções no mes de maio foi de 241.136.

O mês de maio foi um dos mais movimentados na fronteira sul e teve seu pico, acima de 10 mil detenções, dias antes do fim da medida que permitia a rápida expulsão de imigrantes que eram detidos entrando ilegalmente no pais.

Quando a medida Titulo 42 expirou, o governo Biden ampliou os caminhos legais para que os imigrantes entrassem legalmente no pais, incluindo a criação de centros de processamento na América Central e a criação do aplicativo CBP One que permite a admissão de mais de 1.000 imigrantes no pais diariamente. O govern federal também endureceu as penalidades aplicando a medida Título 8 que penaliza a reentrada ilegal de imigrantes.

Desde 11 de maio os números de cruzadores de fronteira caíram drasticamente com as autoridades divulgando uma queda de 70% de detenções ou pouco mais de 3.000 por dia.

Em sua atualização operacional, o CBP disse que metade de todos os encontros em maio ocorreu entre 1 e 11 de maio. Quase dois terços (65%) de todos os encontros registrados naquele mês foram de adultos solteiros, nesse mesmo período houve 9.943 encontros de crianças desacompanhadas.

O governo Biden tem relacionado a queda acentuada desses encontros com a implementação de suas políticas migratórias e ao ‘sucesso’ com o qual tem planejamento a politica de segurança fronteiriça.

“Como resultado de esforços abrangentes, de planejamento e preparação, houve uma redução significativa nos encontros ao longo da fronteira sul desde o retorno à imposição total do Título 8 em 12 de maio”, disse o comissário interino do CBP, Troy Miller, em um comunicado.

Deixe um comentário

WordPress Ads