Brasil EUA Imigração Local Mundo

Operação “FAKE FAMILY” da PF prende contrabandistas de imigrantes em Minas de Gerais

Da Redação – A Polícia Federal do Brasil deflagrou nesta terça-feira, 22/3, a Operação FAKE FAMILY, para combater crimes de promoção de migração ilegal nas cidades mineiras de Sardoá e Guanhães.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, todos expedidos pela Justiça Federal de Governador Valadares, nas cidades Sardoá (três de busca e um de prisão) e Guanhães (um de busca). Houve também a determinação de bloqueio de mais de R$ 5 milhões e de apreensão e arresto de diversos veículos, imóveis, valores em espécie.

A investigação teve origem em informações compartilhadas pela Polícia de Imigração americana à Polícia Federal brasileira e foi desenvolvida pela PF por meio da Força-Tarefa Especializada no Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes.

De acordo com a Polícia Federal, quadrilha tentava enganar migração dos EUA fingindo constituir famílias verdadeiras (Polícia Federal/Divulgação)

Os suspeitos teriam criado núcleos familiares inexistentes, utilizando falsificação de documentos públicos, com alteração de dados como datas de nascimento, filiações etc., com o fim de tentar facilitar o ingresso em solo estadunidense.

A criação de falsas famílias (FAKE FAMILY) utilizava o golpe do “cai-cai” ao tentar ludibriar as autoridades de migração do país de destino, fazendo crer se tratar de famílias verdadeiras a migrar acompanhados de seus filhos menores de idade.

O grupo criminoso também utilizava falsificações para viabilizar a viagem de menores desacompanhados ou sem a autorização de ambos os genitores. Alguns pais e mães somente descobriam que seus filhos haviam deixado o país quando já haviam migrado ilegalmente, sem meios de revê-los ou visitá-los.

Apurou-se, ainda, que diversos viajantes foram vítimas dos contrabandistas, entregando-se à exploração da migração ilegal para os Estados Unidos e falsificação de documentos.

Comunicação Social da Polícia Federal em Governador Valadares/MG
gab.gvs.mg@pf.gov.br| www.pf.gov.br
Contato: (33) 3212-9100
Fonte: Polícia Federal

Deixe um comentário

WordPress Ads