Biden Imigração Local Política

Ordem executiva de Biden pode proteger indocumentados contra deportação, dizem especialistas

JSNEWS (COM EFE) – Após a rejeição pela Parlamentarian do Senado, Elizabeth MacDonough, ao plano C ou à “liberdade condicional” para proteger imigrantes indocumentados, ativistas que defendem os direitos dos imigrantes dizem que o Senado ainda tem opções para aprovar uma espécie de reforma dos migrantes sem levar em conta a Parlamentarian do senado e uma delas é uma ordem executiva emitida por Biden para proteger algumas categorias de imigrantes indocumentados, embora não abrisse caminho para a cidadania a ordem executiva poderia proteger esses imigrantes da deportação, os ativistas também reconhecem que isso abriria uma batalha legal com os republicanos.

Em uma conferência Raul Hinojosa, professor e pesquisador da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), disse que o presidente Biden poderia emitir a ordem, mas certamente haveria reações por parte dos Republicanos como a que aconteceu com as medidas tomadas pelo ex-presidente Barack Obama para proteger crianças não documentadas e que originaram o DACA.

“Embora alguns republicanos concordem com a reforma da imigração, eles não a apoiarão porque seriam contra o discurso do ex-presidente Donald Trump”,disse Hinojosa.

O especialista considerou que era hora dos democratas agirem para alcançar “unidade e poder”.

“É muito frustrante”, disse o professor, que não culpa os democratas pelo impasse após 35 anos sem aprovar a reforma da imigração. “O problema aqui é o sistema que é projetado para uma minoria branca exercer o poder.”

Marielena Hincapié, diretora executiva do National Immigration Law Center (NILC), disse que os democratas ainda têm opções. “Acreditamos que os senadores democratas ainda têm um caminho e o poder para aprovar a reforma da imigração nesse momento”, disse ela.

A Parlamentarian rejeitou na última quinta-feira a proposta que protegeria os imigrantes indocumentados da deportação, além de conceder-lhes Autorização de Trabalho e a possibilidade de viajar para o exterior, considerando que geraria um impacto de mais de US$ 110.000 milhões em 10 anos ao erário.

Após a decisão de MacDonouhg, vários senadores, incluindo o líder da maioria, Chuck Schumer (Nova York), consideraram que eles vão encontrar “outras opções para incluir imigrantes”.

“Buscaremos todos os meios para alcançar um caminho para a cidadania no “Build Back Better Act”,disseram vários senadores em um comunicado. “Discordamos fortemente da interpretação da congressista do Senado sobre nossa proposta de imigração.”

Deixe um comentário

WordPress Ads