EUA Imigração Mundo Política Trump

Ordem planejada por Trump para Dreamers não é anistia geral, informa Casa Branca

Da Redação – A ordem executiva planejada do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre imigração, não incluirá anistia para imigrantes que estão nos Estados Unidos ilegalmente e que chegaram ao país quando crianças, disse um porta-voz da Casa Branca na sexta-feira.

“Isso não inclui anistia”, disse o porta-voz da Casa Branca Judd Deere em um comunicado, depois que Trump disse em uma entrevista a um canal de televisão que sua ordem planejada incluiria um caminho para a cidadania de tais imigrantes, conhecido como “Sonhadores” (Dreamers).
Na entrevista à rede de televisão Telemundo, Trump disse que sua ordem executiva envolveria Ação Diferida para Chegadas de Infância (DACA), o programa que protege centenas de milhares de imigrantes da deportação.

“Eu vou fazer uma grande ordem executiva. … E eu vou fazer do DACA parte disso ”, disse Trump. “Nós vamos ter um caminho para a cidadania.”

A Suprema Corte dos EUA no mês passado sofreu um grande revés nas políticas de imigração de Trump, bloqueando sua tentativa de acabar com o DACA, que foi criado em 2012 por seu antecessor democrata Barack Obama.

A decisão não impediu Trump de tentar novamente encerrar o programa. Mas seu governo pode achar difícil revogá-lo – e vencer qualquer batalha legal subsequente – antes da eleição de 3 de novembro, na qual ele está buscando um segundo mandato.

A declaração da Casa Branca esclareceu que a ordem executiva de Trump estabeleceria um sistema de imigração baseado no mérito e reiterou que Trump trabalharia com o Congresso em uma solução legislativa que “poderia incluir cidadania, juntamente com forte segurança nas fronteiras e reformas permanentes baseadas no mérito”, mas sem anistia.

Deixe um comentário

WordPress Ads