Brasil EUA Imigração Mundo Novo Normal Policial

PF desarticula quadrilha que promovia migração ilegal do Maranhão para os USA

Da Redação – A Polícia Federal, em cooperação com o Serviço de Imigração Estados (U.S. Immigration and Customs Enforcement – ICE), deflagrou nesta quarta-feira (31), no município de São Raimundo das Mangabeiras, no estado brasileiro do  Maranhão, a Operação Hancornia, para desarticular uma organização criminosa transnacional especializada na promoção do trafico internacional de pessoas. Os investigados seriam responsáveis por promover a migração ilegal de maranhenses para os Estados Unidos.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal do Maranhão a pedido da Polícia Federal.

A investigação demonstrou que os criminosos cobravam grandes quantias das vítimas para introduzi-las no território americano. (Foto: Reprodução PF)

A investigação demonstrou que os criminosos cobravam quantiasexpressivas” das vítimas para introduzi-las ilegalmente em território americano, todavia essas pessoas acabam sendo presas e eventualmente deportadas para o Brasil. Já aqueles que porventura conseguiam entrar no país deveriam trabalhar para pagar o restante da dívida contraída junto aos criminosos, sendo submetidas a condições análogas à escravidão, uma vez que não poderiam dispor livremente daquilo que recebiam, num esquema criminoso em que os investigados pela operação lucravam vendendo a promessa de supostas facilidades que na realidade nunca existiu colocando esse brasileiros em risco a vida ao expô-los aos riscos de uma jornada perigosa além de comprometer suas liberdades.

Os investigados poderão responder por crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa, dentre outros, podendo a pena ultrapassar 13 anos de prisão.

As informações são da Comunicação Social da Policia Federal do Brasil no estado do Maranhão.

Deixe um comentário

WordPress Ads