Brasil

PF realiza operação conjunta com EUA para combater contrabando de pessoas e lavagem de dinheiro

REUTERS – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira uma operação conjunta com o governo dos Estados Unidos para combater “crimes de organização criminosa, contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro”, em um avanço de uma investigação iniciada em 2021 contra um esquema ilícito de contrabando de pessoas com destino aos EUA.

Na operação Yankee, estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva, um de prisão domiciliar, além da inclusão de quatro suspeitos na Difusão Vermelha da Interpol e o bloqueio de mais de 8 milhões de reais, de acordo com a PF. As ações ocorrem nos Estados de Rondônia, Amazonas, Tocantins e Goiás.

A ação contou com parceria da Agência de Investigações de Segurança Interna dos EUA (HSI) e da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, de acordo com a PF.

A PF iniciou a investigação em junho de 2021 após identificar cidadãos brasileiros envolvidos em esquema ilícito de contrabando de pessoas com destino aos Estados Unidos através de uma organização sediada Rondônia. A embaixada norte-americana tem colaborado com o compartilhamento de informações, disse a PF.

“A Polícia Federal obteve, através do afastamento dos sigilos dos investigados, elementos que comprovam a atuação da organização criminosa e os ganhos financeiros obtidos com a promoção ilegal da migração”, disse à PF em comunicado.

A PF acrescentou que os criminosos conduziam o esquema a partir de uma empresa de viagens e turismo em Buritis, em Rondônia, cobrando caro para levar viajantes para os EUA e movimentando um total de 16,5 milhões de dólares entre 2017 e 2021.

No total, a PF identificou 444 vítimas de contrabando entre 2019 e 2022, mas alertou que o número ainda pode subir após a análise dos materiais apreendidos.

Deixe um comentário

WordPress Ads