EUA Imigração

Polícia de Miami-Dade diz que não solicitará documento para confirmar o status migratório em suas operações

JSNEWS O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, assinou um polêmico projeto de lei de imigração que prevê de até 15 anos de prisão para quem transportar imigrantes indocumentados, além de multas para os empregadores que os contratarem. Alguns empresários temem a escassez de mão de obra, enquanto a comunidade imigrante, que não consegue provar sua permanência legal nos EUA, avalia suas opções diante de algumas incertezas. Nesse contexto, ecoaram as declarações de um representante do Departamento de Polícia de Miami-Dade.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, fala durante uma visita à loja de armas Adventure Outdoors em Smyrna, Geórgia, em 30 de março.
(Alyssa Pointer/Reuters)

A corporação garantiu que não solicitará nenhum documento para confirmar o status migratório daqueles que são detidos durante as operações que realizarem, disse Alberto Zabaleta, porta-voz do Departamento de Polícia de Miami-Dade, na sexta-feira passada. “Para nós, vítima é vítima do início ao fim. O diretor (Alfredo) Ramirez não quer perder a confiança da nossa comunidade”, acrescentou.

Em meio à polêmica gerada pela legislação migratória, que entrará em vigor em 1º de julho, o diretor da corporação em Miami-Dade, Alfredo Ramírez, também deu declarações em um programa da Telemundo e garantiu que os indocumentados não devem temer à polícia quando for pedir ajuda.

O oficial, que recentemente anunciou sua candidatura ao cargo de xerife em 2024 pelo Partido Democrata, respondeu à pergunta direta: “Seus oficiais vão atrás de imigrantes indocumentados?”
O delegado disse que o órgão atua no sistema federal e que a nova legislação pertence a outro órgão. “Estamos aqui para proteger a nossa comunidade e vamos continuar a fazê-lo. Os criminosos vão para a cadeia, eu vou te dizer isso. Não tenha medo de chamar a polícia aqui no condado de Miami-Dade. Estamos aqui para todos”.

O Condado de Miami-Dade é um dos 67 condados do Estado americano da Flórida. É composto por mais de 20 cidades, vilas e comunidades. Entre eles alguns dos mais turísticos, como a cidade de Miami, Miami Beach ou Coral Gables.

A atual prefeita, Daniella Levine Cava, é democrata e também teve algumas divergências com o atual governador da Flórida, Ron DeSantis.
Em março, quando essa lei ainda era uma iniciativa, a política afirmou que a área “continuará a ser regida pelas regras federais que existem nos Estados Unidos”. Naquela época, ele disse: “Aos que chegaram, continuaremos a ajudá-los em qualquer situação que pudermos”.

Falando na Cúpula Concórdia das Américas, na Universidade de Miami, Levine Cava disse que o “condado continuará a receber as pessoas que vêm trabalhar e contribuir para nossa economia”. No entanto, ele não se pronunciou diretamente após a contratação de DeSantis.

O que acontecerá na Flórida quando a política de imigração entrar em vigor?
A mudança de imigrantes para outros estados deve causar escassez de mão de obra. “Medo no início e ansiedade”, disse Kevin Costello, proprietário da K&N Nursery em Boynton Beach, à NBC6 Miami sobre suas preocupações. Sua empresa emprega 100 pessoas, mas a partir de 1º de julho, empresas com mais de 25 funcionários serão obrigadas a usar o E-Verify para verificar o status de imigração dos trabalhadores.

A nova lei também vai punir motoristas que transportam imigrantes indocumentados. Algumas fontes confirmaram à NBC6 que os policiais serão treinados sobre como fazer cumprir a legislação e os motoristas podem ser presos.

Em suas declarações, as autoridades de Miami-Dade tentaram tranquilizar a comunidade dizendo que não irão parar pessoas para pedir que comprovem sua situação legal no país.

Deixe um comentário

WordPress Ads