Política

Barack Obama diz que escolha do Rio para Jogos foi manipulada

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, levantou suspeitas sobre uma possível manipulação na escolha da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, quando a capital fluminense derrotou Chicago, cidade onde ele construiu sua carreira política, Tóquio, capital do Japão, e Madrid, capital da Espanha, ainda em 2009.

Publicidade

Barack Obama contou à revista norte-americana “New York Magazine” que uma delegação “muito bem preparada” havia viajado a Copenhague, na Dinamarca, para fazer uma apresentação, acompanhada da primeira-dama Michelle Obama, mas foi aí que ele percebeu que haviam coisas parecidadas entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fifa, então presidida por Joseph Blatter.

“Recebi uma ligação dizendo que todos pensavam que, se eu fosse ao local, teríamos boas chances de ganhar. Então fui. Mais tarde entendemos que as decisões do COI (Comitê Olímpico Internacional) são similares às da Fifa, um pouco manipuladas”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, com 55 anos e mandato até o final deste ano.

Realizada no fim de agosto, a entrevista só foi divulgada pela revista na última segunda-feira. “Segundo todos os critérios objetivos, a candidatura americana era melhor”, disse. Chicago foi a primeira das quatro cidades candidatas a ser eliminada, antes de Tóquio e Madri.

ESCOLHA DO RIO DE JANEIRO
A realização dos Jogos Pan-Americanos em 2007 no Rio de Janeiro foi citada como prova de que os brasileiros podem realizar grandes eventos. À época, o presidente Lula, Pelé, maior jogador de todos os tempos e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e uma comitiva comemoram a vitória brasileira com muitos abraços, choro e gritos. Mas se teve alguém que não ficou tão feliz assim, foi Barack Obama, que estava no início do seu primeiro mandato como o chefe de estado mais importante do mundo.

Deixe um comentário

WordPress Ads