Política

Eleição de meio de mandato: democratas são maioria na Câmara

Jehozadak Pereira Os republicanos governam um total de 26 estados. As eleições de terça-feira, foram históricas principalmente para as mulheres. Rashida Tlaib do Michigan, é uma das primeiras mulheres muçulmanas eleitas no Congresso. A outra muçulmana é a somali Ilhan Omar, eleita pelo Estado do Minnesota. A ex-juíza, Veronica Escobar é a primeira mulher latina eleita pelo Estado do Texas para o Congresso, também do Texas, a democrata Sylvia Garcia é outra mulher de origem hispânica eleita.

A indígena Deb Haaland é uma militante das causas dos nativos e foi eleita pelo Estado do Novo México e será a primeira descendente de índios no Congresso; a democrata do Kansas Sharice Davids é outra representante indígena no Congresso e lésbica declarada. Alexandria Ocasio-Cortez de New York é a mulher mais jovem a ser eleita para o Congresso.

Ocasio-Cortez tem 29 anos, já o democrata Jared Polis venceu a eleição para o governo do Colorado e será o primeiro governador declaradamente homossexual. Outra que fez história é Ayanna Pressley, democrata de Massachusetts que se tornou a primeira mulher negra a ser eleita pelo Estado para o Congresso.

A republicana Marsha Blackburn foi a primeira mulher do Tennessee para o Senado pelo Estado. Mesmo com a derrota nas urnas, o presidente Donald Trump disse na quarta-feira que a ‘vitória republicana’ é histórica.

Resultados em Massachusetts

O governador Charlie Baker foi reeleito para mais um mandato ao vencer o democrata Jay Gonzalez. Baker obteve 1,762,923 votos – 66.9% contra 872,041 votos de Gonzales – 33.1%.

A senadora democrata Elizabeth Warren foi reeleita com 1,611,665 votos – 60.3% dos votos.

Foram eleitos ou reeleitos a Advogada-Geral Maura Healey – democrata; o Secretário de Estado William Francis Galvin – democrata; a Tesoureira Debora Goldberg – democrata; foi reeleito o senador estadual Jamie Eldridge – democrata pelo seu distrito.

Deixe um comentário

WordPress Ads