Brasil Política

Governo de transição de Lula tem ao menos 67 pessoas investigadas

Com R7 – A equipe de transição do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conta com pelo menos 67 pessoas que são ou já foram investigadas pelas polícias, pelos órgãos de controle ou pelo Ministério Público. Parte delas esteve envolvida em escândalos apurados pela Lava Jato, caso de Paulo Bernardo, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, que chegou a ser preso em 2016.

A lista de políticos que são alvo da Justiça tem Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação, da Casa Civil e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que já respondeu a inquérito por tráfico de influência e obstrução de Justiça. Outra figura é a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que responde a inquérito por corrupção em contrato do antigo Ministério do Planejamento. Advogado de Lula, Cristiano Zanin foi investigado na Lava Jato do Rio de Janeiro, em 2020, por suposta participação em desvios no Sistema S.

Veja a lista dos integrantes do governo de transição que são ou já foram oficialmente investigados:

Coordenação

• Gleisi Hoffmann, deputada federal: responde a inquérito por corrupção em contrato do antigo Ministério do Planejamento. Em sua defesa, ela diz que se trata de inquérito instaurado há mais de seis anos, período em que não foi produzido nenhum indício de irregularidade.

• Aloizio Mercadante, ex-ministro: respondeu por tráfico de influência e obstrução de Justiça ao aconselhar o ex-senador Delcídio do Amaral a não firmar acordo de delação premiada com a Lava Jato. Em sua defesa, ele disse que os diálogos não retratavam nenhuma tentativa de obstrução da Justiça, mas um gesto de apoio pessoal.

Para a Lista completa clique aqui

Deixe um comentário

WordPress Ads