Brasil Novo Normal Política

Político brasileiro é criticado por comentários misóginos sobre mulheres ucranianas

JSNEWS – Um político brasileiro está sendo pressionado a renunciar depois que gravações vazadas de uma rede social onde ele diz que as mulheres ucranianas que fogem da guerra são “fáceisdevido à condição de pobreza, entre outros comentários ofensivos e sexistas.

Arthur do Val, um congressista de São Paulo, no sudeste do Brasil, visitou o oeste da Ucrânia na semana passada disse que as mulheres que ele viu na fronteira da Eslováquia eram “lindas” e mais bonitas do que aquelas que ele encontrava “nas melhores boates do Brasil”.

O político, que anteriormente apoiou o presidente populista de extrema direita do Brasil, Jair Bolsonaro, fez as declarações durante uma ‘uma visita humanitária‘ de três dias a Uzhhorod, oeste da Ucrânia, na semana passada.

Nas gravações de áudio vazadas publicadas pela mídia brasileira, o Sr do Val diz: “Acabei de cruzar a fronteira a pé entre a Ucrânia e a Eslováquia”.

“Mano, eu juro para você… eu nunca vi nada parecido em termos de garotas bonitas. A fila de refugiadas… tem uns 200 metros ou mais de deusas … é uma merda incrível… a fila do lado de fora da melhor boate do Brasil… não chega nem perto da fila de refugiados aqui.”

No segundo clipe, ouve-se o deputado dizendo: “Deixa eu te dizer, eles são fáceis porque são pobres”.

Enquanto na terceira gravação, ele faz comentários depreciativos sobre as autoridades de segurança femininas na fronteira entre a Ucrânia e a Eslováquia: “Apenas inacreditável, cara. Assim que essa guerra acabar, eu vou voltar.”

Isso ocorre depois que do Val compartilhou uma imagem de si mesmo cercado por caixas de coquetéis molotov na cidade fronteiriça de Uzhhorod na quinta-feira da semana passada. Enquanto Renan Santos, ativista do MBL, que também estava na viagem com ele, disse que apoiou refugiados a atravessar a fronteira e “filmou a realidade de um país em guerra”, além de doar milhares de dólares.

Os comentários de Arthur  do Val sobre as mulheres ucranianas foram duramente criticados – fazendo com que mais de 40.000 pessoas assinassem uma petição online pedindo a expulsão do político do parlamento do estado de São Paulo.

Mais de 1,7 milhão de refugiados ucranianos fugiram para nações vizinhas após a invasão “em grande escala” da Rússia. As Nações Unidas classificaram a situação como a crise de refugiados que mais cresce na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Os serviços de emergência da Ucrânia alertaram que centenas de estruturas, como hospitais, instalações de transporte, residências e creches, foram destruídas desde a invasão da Rússia. O número de mortes de civis foi estimado em mais de 2.000 pelos serviços de emergência até quarta-feira da semana passada.

Deixe um comentário

WordPress Ads