EUA

Protesto contra construção de centro policial nos EUA tem incêndio e mais de 30 prisões

REUTERS – Um canteiro de obras onde será construído um centro de treinamento da polícia de Atlanta, no sul dos EUA, foi palco de confrontos e incêndios causados durante uma manifestação contra a instalação da corporação no local. A confusão resultou na prisão de 35 pessoas, disseram as autoridades.

O local planejado para o Centro de Treinamento de Segurança Pública de Atlanta, apelidado de “Cidade da Polícia” pelos seus opositores, tem sido alvo de crescente descontentamento de manifestantes que se opõem tanto à crescente militarização da polícia quanto a dar esse tipo de uso a uma área de floresta que alguns consideram ser o “pulmão” da cidade.

Segundo o site da instalação, o centro de treinamento de polícia e bombeiros está sendo construído numa área de 34,4 hectares do Condado de DeKalb.

Os confrontos de domingo começaram com um festival de música que fazia parte de uma semana de manifestações contra a construção do centro policial. Mas as autoridades disseram que o evento se tornou violento quando “agitadores” se vestiram de preto, invadiram o canteiro de obras e lançaram tijolos, pedras, coquetéis molotov e fogos de artifício contra os policiais.
“As ações ilegais dos agitadores poderiam ter resultado em danos corporais. Os policiais usaram restrição e aplicaram medidas não letais para efetuar as prisões”, disse a polícia.

Imagens nas redes sociais mostraram chamas e fumaça saindo de vários pontos da propriedade. Uma imagem mostrava equipamentos pesados em chamas.

Centenas de pessoas participaram dos eventos de domingo e um grupo saiu do show para iniciar um protesto, informou a TV local, citando testemunhas.
A oposição ao centro policial diz que quer salvar um importante espaço verde perto da área metropolitana de Atlanta, que tem cerca de 6 milhões de habitantes.

“Pedimos a todas as pessoas de boa consciência que se solidarizam com o movimento para impedir a Cidade da Polícia e defender a Floresta Weelaunee”, diz um comunicado em um site chamado “Defenda a Floresta de Atlanta”.
O site promove uma série de eventos de 4 a 11 de março, incluindo música ao vivo e passeios pela floresta.

Com mais eventos planejados nos próximos dias, a polícia de Atlanta disse que tem “estratégia em camadas que inclui reação e prisão”.

Deixe um comentário

WordPress Ads