EUA

Republicanos se afastam de Trump por fala sobre supremacistas brancos

O Partido Republicano está cada vez mais temeroso de que o presidente Donald Trump prejudique a legenda nas eleições do dia 3 de novembro. Desde o debate de terça-feira, 29, membros se distanciaram do líder americano depois que ele se recusou a condenar um grupo supremacista branco Proud Boys. É o segundo rompimento em duas semanas, já que, na semana passada, republicanos reprovaram a relutância de Trump em aceitar o resultado caso ele perca.

Na quarta-feira 30, Mitch McConnell, o líder da maioria no Senado, disse que era “inaceitável não condenar os supremacistas brancos”, sem citar o nome do presidente. O senador Lindsey Graham, também republicano, disse que o presidente deveria “deixar claro que o Proud Boys é uma organização racista antitética aos ideais americanos”.

Durante o debate com o seu adversário, o democrata Joe Biden, Trump disse que o grupo deveria “recuar e aguardar”, mensagem considerada como um endosso tanto entre seus opositores quanto apoiadores. A discussão caótica, marcada por repetitivas interrupções do presidente, colocou tensão sobre sua coalizão política e reforçou ressalvas quanto a seu caráter.

O deputado republicano Tom Cole disse em uma entrevista que Trump deveria denunciar o Proud Boys e outros grupos extremistas em linguagem clara: “Tudo o que ele deveria dizer é: ‘Não há lugar para a intolerância racial neste país’”, disse Cole. Em sua primeira campanha presidencial, em 2016, quando o ex-líder da Ku Klux Klan David Duke apoiou sua candidatura, Trump a princípio se recusou a repudiar explicitamente o apoio e disse não saber quem era Duke.

O líder americano também não condenou uma demonstração de grupos supremacistas em 2017 em Charlottesville, no estado da Virgínia, quando um dos manifestantes atropelou 20 pessoas que se manifestavam contra a marcha, matando uma delas. À época, ele afirmou que havia “pessoas boas em ambos os lados“.

Membros da legenda também criticaram a tática de difamação contra Joe Biden. Trump desqualificou o fi lho falecido do ex-vice- -presidente, Beau Biden, e ridicularizou seu fi lho vivo, Hunter Biden. “Beau Biden é um herói e deve ser reconhecido como tal”, disse o senador Kevin Cramer, de Dakota do Norte.

Deixe um comentário

WordPress Ads