Biden EUA Imigração Política Trump

Republicanos ‘testam o argumento’ de que a imigração pode causar inflação

Da Redação – Os republicanos passaram a testar um novo argumento contra a politica migratória de ‘fronteiras abertas’ da atual administração uma vez que a questão da imigração é um dos temas centrais da campanha de presidencial de 2024, os outros temas relevantes para os eleitores americanos são de origem econômica, como a inflação e mais especificamente o alto custo da moradia.
Quanto as questões econômicas o Republicano Donald Trump promete combater a alta de preços e em relação a imigração ele promete medidas contrarias daquelas tomada pela administração Biden.

A recém revelada plataforma politica para controle da imigração do Partido Republicano diz que, “o próximo presidente deve fechar a fronteira sul e deportar milhões que estão ilegalmente no país, em parte porque a imigração ilegal elevou o custo de moradia, da educação e da saúde para as famílias americanas”. Esse argumento que ganha força nos círculos do Partido Republicano esta em desacordo com os economistas ligados ao Partido Democrata que divulgaram estudos que dizem que as propostas de Trump para reduzir impostos e de controlar da imigração é podem fazer com que a inflação a subir.

EJ Antoni, da Organização Conservadora Heritage Foundation, tem recebido perguntas de assessores do Congresso sobre esse  tema. Um estudo promovido pela Heritage Foundation afirma que os preços das moradias são afetadas pelo fluxo migratória, e de acordo com essa Organização, quando o fluxo migratório aumenta a população de uma área em 5% os aluguéis sobem em media 10%.

“O fator migratório tem claramente um impacto na formação de preços”, observou Antoni em uma entrevista a imprensa conservadora americana, citando como exemplo as comunidades ao longo da fronteira sul e das principais cidades para onde esses novos imigrantes tem como destino e como a chegada desses novos moradores impactam a economia local.

Um argumento enraizado na Inglaterra
Essa discussão da campanha parece ter raízes no Reino Unido, especificamente em alguns comentários de Huw Pill, economista chefe do Banco Central da Inglaterra. Ele teria dito nesta primavera que “o aumentos da imigração em seu país pressionaram o estoque imobiliário elevando as taxas de juros”.

Análises sobre o assunto nos EUA também descobriram que a imigração pode aumentar os valores dos imóveis, mas isso também pode ser devido ao efeito positivo na economia em geral.

Um estudo da Partnership for a New American Economy, que examinou dados de 2000-2010, encontrou um “efeito no valor médio das casas” devido à imigração, mas concluiu que a mudança se deveu principalmente ao aumento da atividade econômica decorrente da imigração.

De qualquer forma, o plano republicano para a imigração de Trump consiste em rígidas como as que marcaram seu primeiro mandato além de outras promessas que incluem a de decretar “a maior operação de deportação da história americana”.

EJ Antoni prevê que os eleitores estarão cada vez mais focados no tema migratório e inflação, e que os republicanos “realmente se concentrarão nesta questão e garantirão que os americanos estejam cientes disso”.

Deixe um comentário

WordPress Ads