JSNEWS – O RMV divulgou novas diretrizes para o acesso à carteira de motorista para imigrantes indocumentados residentes em Massachusets a partir do próximo mês quando estes residentes poderão solicitar uma carteira de habilitação Standard Classe D ou M, independentemente do status de imigração.
De acordo com a Lei de Mobilidade Profissional e Familiar (Work and Family Mobility Act), os imigrantes devem apresentar dois documentos que comprovem a data de nascimento e identidade. Os documentos aceitáveis incluem um passaporte estrangeiro em vigor, uma cópia autenticada de uma certidão de nascimento ou um documento de identificação consular.
A RMV forneceu as seguintes dicas para os candidatos:
- As marcações são obrigatórias e podem ser feitas online em Mass.Gov/myRMV. Atendimento sem agendamento não serão aceitas.
- Antes de ir a RMV, certifique-se de ter toda documentação necessária, incluindo os comprovantes de identidade dentro da data de validade e documentos que comprovem a residência em Massachusetts.
- Pagar adiantado os custos que são de $ 30 para uma taxa de exame de permissão do aluno, $ 35 para uma taxa de teste de estrada e $ 50 para uma taxa de carteira de motorista Classe D.
- Estude e pratique as regras de trânsito para aumentar suas chances de passar no exame.
- Se possível, traga um intérprete.
- Traga um motorista licenciado e um veículo para o teste de estrada. Todos os candidatos a uma carteira de motorista devem trazer um motorista licenciado para o teste de estrada para cumprir as regras de direção sob a Licença do Aprendiz.
- Cuidado com golpistas.
O RMV informou que os materiais para estudo estarão em diversos idiomas e que cerca de 100 interpretes estão disponíveis. A equipe do call center também aumentará em 50% e uma linha de consulta temporária. O RMV também dobrará o número de examinadores de teste de estrada e designara novos locais para o teste de estrada expandido o horário para aplicação desses testes.
“Work and Family Mobility Act é um benefício para a segurança pública, para nossa economia e para nossos residentes imigrantes que devem poder dirigir para o trabalho, escola ou supermercado sem medo. Somos gratos aos advogados, legisladores e líderes de segurança pública que trabalharam arduamente para chegarmos a este ponto”, disse a governadora Maura Healey. “Estamos entusiasmados por começar a implementar esta nova lei, e a RMV tem trabalhado diligentemente para garantir um processo tranquilo para todos os candidatos elegíveis.”