Internacional

Santiago Peña é eleito presidente do Paraguai

Da Redação – O economista Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito presidente do Paraguai neste domingo (30). Ele é representante do Partido Colorado, um partido considerado de centro direita, que domina a cena política do país desde a década de 1950. Penã assume o mandato em agosto, por cinco anos.

O segundo colocado foi Efraín Alegre, do Partido Liberal Radical Autêntico e candidato da coligação Concertación Nacional, que recebeu 27,5% votos. Pena e Alegre apareciam nas pesquisas tecnicamente empatados na liderança.

Peña é formado nos Estados Unidos e teve uma passagem pelo Fundo Monetário Internacional. Ele foi trabalhar no FMI aos 30 anos. Também foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018) e, durante seu tempo no ministério, filiou-se ao Partido Colorado, o mais tradicional do Paraguai.

Pelo twitter, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parabenizou o paraguaio Santiago Penã pela vitória e reforçou o compromisso de atuarem juntos por “uma América do Sul com mais união”.

Deixe um comentário

WordPress Ads